O sucesso de “Jumanji”, filme de 1995 protagonizado pelo imenso carisma de Robin Williams, abriu uma porta para uma geração inteira de jogos de tabuleiros, que já começavam a disputar a atenção dos jovens por jogos em videogames e computadores. Naquela época, mal sabíamos como a tecnologia chegaria aos consoles, ainda mais com a participação integral da internet. Por isso, o que se tornaria uma aventura hoje é pura nostalgia.
Em 2017, então, surgiu uma nova aventura, que carregava o mesmo nome, mas que sofria de uma grande repaginada, sobretudo com o elenco, que agora se dividia em quatro protagonistas: Dwayne Johnson, Karen Gillian, Kevin Hart e Jack Black. E não é que funcionou? A nostalgia foi respeitada, assim como a premissa do original, tendo novos personagens em uma aventura atualizada, de personalidade própria, que carregou o nome para uma franquia.
Pois agora chega aos cinemas o terceiro, “Jumanji: Próxima Fase”. Com o mesmo elenco e com adições valiosas, o longa sabe muito bem que seu caminho não pode ser ganancioso, mas sim repleto de graça. Desta forma, ao contrário dos diversos filmes baseados em jogos, aqui o valor está nos personagens e no arco dramático de cada um. Ou seja, não está em cenas de ações desenfreadas e sem sentido, mas sim na composição da ação e da comédia, sem esquecer da história de cada um.
Agora, o quarteto precisa voltar a Jumanji para resolver outro grande problema, mas que agora é acompanhado da participação hilária de Danny DeVito e Danny Glover.
E tudo isso torna esta terceira empreitada uma boa continuação do filme que trouxe de volta o nome Jumanji, sem a mesma originalidade e surpresa, é claro. Ainda assim, um filme divertido, bem construído e com carisma de sobra de seus protagonistas, agora ainda mais à vontade em cena. Assim, quando víamos a persona de Jack Black em um corpo feminino e ríamos com o cuidado de sua composição, agora o mesmo é feito quando este se transforma em um idoso.
“Jumanji: Próxima Fase” vale pela divertida aventura em meio a animações genéricas e sem personalidade. O misto de fantasia e nostalgia com comédia e ação resulta em um bom filme para levar a criança ao cinema sem, com isso, deixar de se divertir.
Opinião Gweb
Nota do filme (de 0 a 5): 3
Recomendado? Sim. É uma boa mistura de comédia e ação, com aventura e nostalgia, tudo junto e misturado às interpretações carismáticas dos atores principais.
Onde assistir: Circuito Cinemas – Shopping Bonsucesso (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308 – Jardim Albertina)
Serviço
Jumanji: Próxima Fase
Ano: 2020
País: EUA
Duração: 123 min
Direção: Jake Kasdan
Classificação: 12 anos