O gênero terror já entregou muitos filmes inesquecíveis, que marcaram suas respectivas gerações e levaram pessoas do mundo inteiro a sustos e angústias memoráveis. “O Exorcista”, “O Bebê de Rosemary”, “O Sexto Sentido”, “Os Outros” e por aí vai, para citar apenas alguns dos sucessos que entraram no imaginário popular por oferecerem histórias boas, personagens carismáticos e sustos genuínos. Infelizmente, o mesmo gênero entrega porcarias como este “A Possessão de Mary”.
Se por um lado a premissa pode parecer interessante, por se tratar de um filme de terror em alto-mar, por outro nada funciona justamente porque o filme não se leva a sério o suficiente para tornar o alto-mar uma boa desculpa para assustar. A não ser em “Tubarão”, parece que o mar não encontra justificativas boas o suficiente para levar as pessoas ao terror. E aqui é a mesma coisa.
Neste filme, uma família resolve comprar um barco abandonado há 50 anos, reformá-lo e partir em uma viagem pelo mar, como se isso resolvesse os problemas do casal em crise e das duas filhas magoadas. Ao contrário, pois uma delas é tomada pela possessão de um demônio, atrapalhando a viagem de todos. Para piorar a situação, o filme não se resolve entre o drama familiar, o terror da possessão e os constantes flashbacks entre a viagem no barco e um depoimento na delegacia.
Escuro e confuso em suas cenas de medo, este “A Possessão de Mary” não se decide se quer assustar ou causar comoção. Na parte do susto, porém, não funciona justamente porque o espectador pode achar confusa a forma com que os espíritos malignos são apresentados, com cortes bruscos de câmera que nada têm a acrescentar em um filme já escuro. Além disso, os atores parecem estar indecisos entre pagar as contas e serem forçados por contrato a estarem aqui.
Se você busca por um filme de sustos, não é este filme que está procurando. Infelizmente, é uma das oportunidades desperdiçadas a quem gosta do gênero terror e quer aproveitá-lo ao máximo. Esqueça os clássicos, caso assista a este “A Possessão de Mary”. Ou melhor, assista a todos eles para esquecer que um dia teve esta experiência cinematográfica.
Opinião Gweb
Nota do filme (de 0 a 5): 1
Recomendado? Não. Se você quer se divertir e levar bons sustos, este não é o filme que está procurando.
Onde assistir: Circuito Cinemas – Shopping Bonsucesso (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308 – Jardim Albertina)
Serviço
A Possessão de Mary
Ano: 2019
País: EUA
Duração: 125min
Direção: Michael Goi
Classificação: 14 anos