Mundo das Palavras

Lobão: um caso de suicídio artístico?

Palavrões e ofensas, usadas no palco, contra a presidente Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores estão levando para o fundo de um poço a carreira de Lobão, sustentou o jornalista  Marcelo  Moreira, da UOL, num texto postado  no início de julho. Na véspera, o artista, em São Paulo, no meio do show “Lobão sem filtro”, tinha classificado o PT como  "bunda mole" e "paumolenga"(sic), além de repetir perto do microfone a frase gritada por um espectador: “Dilma vai  tomar no c..”.
 
Segundo Marcelo, o cantor-compositor “explicitou sua decadência de forma contundente, ao abandonar a arte”. Ele que, de acordo com o jornalista, era mestre em encontrar tiradas interessantes sobre vários assuntos, “perdeu uma de suas boas qualidades como roqueiro iconoclasta: a sátira contundente”.
 
Marcelo acrescentou: “Gostar ou não gostar do PT e da presidente Dilma é um direito, ambos jamais estiveram livres das críticas. Muito pelo contrário”. Mas, segundo ele, o ódio de Lobão seria de mau gosto e baixo nível. E, demonstraria não só intolerância  como “desespero diante de certa irrelevância artística na atualidade”. Marcelo concluiu: “É triste quando um artista parte para irrelevância de forma deliberada, planejada”.
 
Pouco tempo depois, Lobão postou um vídeo na internet. Nele, ignorou as referências feitas pelo jornalista a ofensas e palavrões, para defender seu direito de criticar, já reconhecido por Marcelo. Ele ironizou o texto do jornalista, “agradecendo” pelo que chamou de “propaganda indireta” para seu show. E completou: “Tenho um universo de interesses enorme dentro das minhas músicas. Falo de amor, de perdas, de vitórias, da eternidade, da morte, de relações, de aconchego. Não sou um cara que fica panfletando e gastando seu precioso tempo com coisas torpes e ridículas, como quem fica falando do PT e de Dilma Rousseff”.
 
Enquanto este confronto ocorria na internet, a imprensa registrava: a) naquele show de Lobão, comentado por Marcelo, metade das cadeiras da plateia permaneceu vazia; b) desde que o artista passou a cobrar 700 reais por um selfie compartilhado, apenas um fã se dispôs a pagar; c) o esforço de coleta de recursos entre os admiradores de Lobão para gravação das suas novas músicas só reuniu metade do previsto. 
 
Estes fatos comprovariam a decadência de Lobão? Ou apenas revelam sua natureza de artista outsider?
 

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