Uma manhã cheia de emoções. É esta a melhor definição para o café da manhã em homenagem ao Dia dos Pais, organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) na última sexta-feira, na Casa do Empreendedor. A celebração contou com a presença de empresários associados e de pais colaboradores da entidade.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da ACE, Wilson Lourenço, que enfatizou que mais do que uma data comercial, o Dia dos Pais deveria ser comemorado pelas famílias. "Este tipo de homenagem é importante, sobretudo por conta do que a sociedade vive atualmente, em que valores como amor e carinho estão em falta", disse.
Logo em seguida, o psicólogo Evaldo Teixeira da Rocha ministrou a palestra "Pais, mais que abrir vidros de azeitonas" que falou das mudanças no relacionamento entre pai e filho ao longo do tempo. Para Rocha, a figura do pai provedor e que não demonstra carinho tem perdido espaço. "Hoje em dia encontramos pais muito mais participativos", completou.
O comunicador e colaborador da ACE, José Augusto Pinheiro, que foi mestre de cerimônia do evento, contou um pequeno testemunho da relação que teve com seu pai, já falecido. Pinheiro falou que seu pai tinha dificuldades em demonstrar carinho, algo que caiu por terra quando num encontro, aos 30 anos de idade, ele o abraçou e beijou seu rosto. "Ele não podia dar carinho ou afeto porque não recebeu o mesmo de meu avô", contou.
Homenagem – A homenagem continuou, mas desta vez, somente para os pais da ACE Guarulhos. Todos eles assistiram a um vídeo que exaltou o papel de pai e ganharam da entidade uma caneta mágica estampada com as fotos dos filhos, que só aparece quando é inserido um líquido quente.