Paz, altruísmo e harmonia. Com base nesses pilares, dezenas de voluntários e colaboradores da Associação SOS Família São Geraldo iniciam às 7h da manhã uma nova jornada. Muitos serão os chamados e centenas de outros serão escolhidos para receberem auxílios filantrópicos nas próximas doze horas. Esse trabalho existe há 16 anos e está localizado na região do bairro da Ponte Grande, em Guarulhos.
A presidente da entidade, Angélica Carvalho dos Santos Gueiros, recebe o diretor responsável pela visita técnica do Prêmio Destaque Empresarial 2010. A SOS Família São Geraldo está entre as três finalistas na categoria Terceiro Setor. Angélica fala com entusiasmo sobre o trabalho que move sua vida. "Aqui não fazemos planejamento, as situações simplesmente acontecem e nos impulsionam para frente", diz.
Mas para conhecer a obra, somente caminhando por ela. Em um tour de aproximadamente uma hora pelo bem aproveitado espaço físico, pode-se conhecer jovens de 0 a 90 anos que se valem dos serviços da entidade. Os mais experientes estavam tomando um delicioso café da manhã. Serão centenas de refeições servidas durante todo o dia, e preparadas por cozinheiras que sabem sorrir desde antes de o nascer do sol.
Missões – Dentre as missões da entidade estão o Centro de Convivência para a 3ª Idade Santo André Avelino, a Creche Menino Deus, o Centro de Integração Social Nossa Senhora da Pureza e o Centro de Referência ao Morador em Situação de Rua. Traduzindo em números, são mais de 300 pessoas atendidas todo santo dia – com resgate da dignidade e com respeito aos outros. Lá, todos os envolvidos no processo entendem na prática o conceito de cidadania.
Na creche, enquanto seus pais trabalham 130 crianças de zero a quatro anos passam reunidas durante um período de doze horas. Elas brincam, assistem TV e recebem carinho e educação. Durante a visita, foi possível observar o amor que Angélica, a nossa anfitriã, desperta na petizada. Muitas crianças correm em sua direção para abraçá-la. É emocionante.
Para os momentos de oração, o local também dispõe de uma bonita capela. Existe, ainda, uma horta comunitária, onde Maria cuida dos vegetais e, assim, colabora com a natureza. Em um futuro muito próximo, aquelas verduras estarão fresquinhas e prontas para ser consumidas pelos beneficiários da Associação.
Segundo a presidente Angélica, "caso a entidade venha a obter esse reconhecimento da sociedade, esta será a confirmação de que a divina missão está sendo cumprida com esmero e amor fraternal". Independentemente do resultado do PDE-2010, a ser divulgado no dia 17 de setembro, a SOS Família São Geraldo já é uma vencedora de seus próprios desafios diários.