As vendas de Natal de 2009 foram consideradas para lá de positivas para os comerciantes de todo o país, ainda mais após as turbulências da crise econômica financeira que atingiu o Brasil. Em 2010, a expectativa não é diferente, já que o Natal é a data mais importante para os comerciantes que já começam a trabalhar em ações para atrair o consumidor.
Um exemplo disto já pode ser visto pelos corredores do clube de compras do Hipermercado Walmart, Sams Club. Artigos e produtos natalinos já dão o ar da graça no centro de compras, que apresenta artigos importados alusivos à data, especialmente produtos ligados ao mundo da Disney. Entre as novidades, estão caixinhas de músicas e itens de decoração natalina com personagens da turma da Disney. As árvores de natal com fibra ótica e luz LED são as vedetes para a sazonalidade. A expectativa do clube de compras é de que as vendas de final de ano aumentem em 20% ante o mesmo período do ano passado.
Apesar de não ser a grande vedete no final do ano, a Levitare Colchões, que fica no Internacional Shopping, espera conquistar os consumidores com uma cama Box vinda de Santa Catarina. "São colchões coloridos e reforçados que farão a diferença neste Natal", disse a gerente da loja, Luciane Nobre da Silva.
O final de ano é muito esperado para um segmento especial: as agências de turismo. A associada Acapulco Turismo, por exemplo, já está com a venda de pacotes turísticos a todo vapor, especialmente porque de dezembro ao carnaval a procura por viagens é grande, especialmente para roteiros internacionais por conta da queda da cotação do dólar. "Temos pacotes para todos os lugares do mundo, já que viajar para outro país está mais barato do que as viagens nacionais", disse o empresário Germano Vinha.