Economia

Entidades alertam sobre falsas cobranças de contribuições

Segundo o diretor de comunicação do Sincomércio de Guarulhos, Valdir Portásio, um levantamento da entidade aponta grande quantidade de golpes aplicados a empresas

Neste período do ano, em que diversos impostos e contribuições são cobrados das empresas e estabelecimentos comerciais, sindicatos da cidade alertam empresários para o recebimento de boletos bancários emitidos por falsas entidades.

Segundo o diretor de comunicação do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Guarulhos, Valdir Portásio, um levantamento da entidade aponta grande quantidade de golpes aplicados a empresas. "Comumente nesta época, nossos associados recebem diversas boletos de instituições fantasmas, os quais acabam quitando pensando se tratar da contribuição do Sincomércio", explicou.

Portásio ressalta que há ainda sindicatos e associações que, mesmo sem ter o destinatário como associado, envia boletos para pagamento. "No entanto, o empresário não é obrigado a pagar se ele já quitou a contribuição com outra entidade. Eles têm o direito de escolher para quem va i entregar a contribuição".

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, José Pereira dos Santos, o fator mencionado por Portásio também merece atenção. "A empresa pode contribuir com apenas um sindicato, mesmo que tenha profissionais de áreas diferentes. Além disso, ele deve contribuir com entidades que atuam na cidade não só no momento de enviar o boleto bancário", destacou.

No âmbito de evitar enganos com as contribuições recolhidas, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Guarulhos emite boletos bancários bem identificados. Segundo o presidente, Wilson Lourenço, a correspondência chega aos associados em papel timbrado, para que não haja dúvidas. No entanto, Lourenço frisa a necessidade de atenção do setor financeiro das empresas, para que os enganos não sejam cometidos. Em caso de dúvidas, as empresas podem buscar esclarecimentos junto às respectivas entidades.

Posso ajudar?