Mesmo sendo a segunda maior cidade do Estado de São Paulo, com população estimada em 1.221.979 habitantes, o número de empregos oferecidos em Guarulhos pelo Emprega São Paulo, sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra, é menor do que em outros municípios com população bem menor. No total estão disponíveis 30.793 vagas para diversos setores em todo Estado.
Das 12.152 vagas oferecidas na Grande São Paulo, apenas 427 estão em Guarulhos. Para se ter um exemplo do que isso representa, a quantidade de postos ofertados em Barueri é de 1.330, ou seja, três vezes mais. A mesma situação é verificada na cidade de Osasco, que possui mais do dobro de postos dentro do programa estadual, e atualmente conta com 1.015 vagas.
Guarulhos também fica atrás de São Bernardo do Campo que possui 524 postos, que representa uma diferença de 22,72%. Cotia, que possui renda e população infinitamente menor também possui um maior número de vagas. Entres os postos de trabalhos mais ofertados estão o de operador de telemarketing, vigilante, promotor de vendas, porteiro, atendente de lanchonete e cozinheiro.
Programa – Desde a implantação do Emprega São Paulo – em agosto de 2008 – o programa conseguiu recolocação profissional para mais de 442 mil trabalhadores e 3,4 milhões de currículos foram cadastrados.
Em março de 2009 foi iniciado um sistema que utiliza mensagens SMS para convocar os candidatos.
Foram enviadas mais de um milhão de mensagens. O contato para entrevistas de emprego também é feito via email. Um ano depois foi implantada no Emprega São Paulo a ferramenta de georreferenciamento, possibilitando que o candidato encontre um trabalho perto de sua casa e a empresa contrate um profissional próximo do seu endereço.
Cadastro – Quem quiser se candidatar deve acessar www.emprego.sp.gov.br, fazer login e senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF e carteira de trabalho. É importante que o usuário mantenha seus dados do cadastrado atualizados para não perder oportunidades de trabalho.