A Prefeitura de Guarulhos deve registrar crescimento de 11,5% na arrecadação para 2012. Segundo o secretário municipal de Finanças, Nestor Carlos Seabra Moura, a arrecadação líquida do município deve ser R$ 2,9 bilhões, superior em R$ 300 milhões ao previsto para este ano. Ele divulgou os dados nesta terça-feira, na Câmara Municipal, em audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentários (LDO).
A estimativa do secretário é que o aumento da receita seja de 3,5% até 2013, subindo para 5% a partir de 2014. De acordo com Moura, as principais apostas da Prefeitura para que a arrecadação continue avançando passa pela instituição da Nota Fiscal Eletrônica, nos mesmos moldes da Nota Fiscal Paulista, que deve passar a valer em setembro, além do recadastramento imobiliário da cidade.
No Censo do ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cadastrou 399.125 domicílios. O secretário explica que há muitas residências tanto no Centro, como na periferia, cuja cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não é feito por defasagem da listagem da Prefeitura. "Temos uma diferença de cerca de 150 mil imóveis. Com a atualização vamos melhorar a arrecadação, sem precisar aumentar a carga tributária", diz.
Apesar da previsão da Secretaria, os números refletem um panorama atual. O projeto da previsão orçamentária de 2012 será encaminhado à Câmara Municipal somente no segundo semestre.