Economia

Guarulhos impulsiona setor farmacêutico com grande produção de medicamentos

Faturamento do setor farmacêutico deve atingir cifra de R$ 41 milhões em 2011

Os negócios do setor farmacêutico devem atingir a cifra de R$ 41 bilhões de faturamento em 2011, segundo aponta dados da consultoria IMS Health. Dentro deste segmento, a cidade de Guarulhos apresenta uma participação de destaque, já que é a sede de laboratórios de ponta tanto da iniciativa privada como do poder público.

Segundo o Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., o volume de medicamentos fabricado na planta de Guarulhos cresceu 11% em relação a 2009 e alcançou, em 2010, cerca de 171 milhões de unidades. A empresa esclarece que as unidades comerciais são, a grosso modo, as embalagens compradas nas farmácias. Um blíster com dez comprimidos, representa uma unidade e não dez.

A Fundação para o Remédio Popular (FURP), sediada no município de Guarulhos, é o laboratório farmacêutico oficial de São Paulo, vinculada à Secretaria do Estado da Saúde. O laboratório é responsável pela produção de medicamentos, que são dispensados gratuitamente para a população.

Considerada como maior fabricante público de medicamentos do Brasil, a FURP produz uma média anual de 1,8 bilhões de unidades. Seu elenco é composto por 52 medicamentos, em 76 apresentações, entre os quais são produzidos antibióticos, antiretrovirais, antihipertensivos, dermatológicos, imunossupressor e medicamentos para diabetes e saúde mental.

Fundação atua em mais de três mil cidades, com cerca de seis mil clientes cadastrados, entre secretarias estaduais de saúde, hospitais públicos, consórcios de municípios, prefeituras, instituições estaduais, federais, municipais e filantrópicas, além de sindicatos e fundações.

De acordo com informações da FURP, desde sua implantação no Programa Dose Certa em 1995, já foram fornecidos mais de 17 bilhões de unidades farmacêuticas. Somente no ano passado foram distribuídas mais de 1,2 bilhão, em sua quase totalidade, fabricadas em Guarulhos.

Com o objetivo de reunir os principais executivos do setor farmacêutico, a 9ª edição da Econofarma finaliza hoje o evento de negócios do mercado. O último dia do encontro será realizado no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

Posso ajudar?