As micro e pequenas empresas (MPEs) começaram o ano de 2012 com um crescimento no faturamento. No balanço de janeiro, a receita da Região Metropolitana de São Paulo cresceu 9,8%. O número é maior que o crescimento estadual que ficou em 8,8% e também superior a capital paulista que registrou 6,2%.
O faturamento estadual das MPEs em janeiro deste ano foi de R$ 28,3 bilhões – um montante de R$ 2,3 bilhões a mais em relação ao mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) juntamente com a Fundação Seade.
De acordo com Pedro Gonçalves, consultor do Sebrae-SP, era esperada uma queda de receita neste período, uma vez que as vendas de Natal costumam beneficiar as MPEs em dezembro, especialmente no caso do comércio. "Além disso, o mês de janeiro concentra férias coletivas, particularmente na indústria, o que tende a reduzir as vendas no período", enfatiza Gonçalves.
No ranking estadual os setores de serviços e comércio foram responsáveis por um incremento de 11,5% e 11,2% na receita, respectivamente. Já a indústria teve um desempenho negativo, com 3,2% de queda no faturamento real.
Segundo o balanço, entre dezembro de 2011 e janeiro deste ano o faturamento estadual apresentou uma queda de 12,6%. O número é justificado elos efeitos dos aumentos dos juros básicos (taxa Selic) no primeiro semestre do ano passado e pela concorrência com importados, em alguns segmentos.