Economia

Lucro das pequenas empresas é maior na Região Metropolitana

Conforme o Sebrae, a Região Metropolitana teve variação positiva de 11,3% contra 9,4% da Capital

Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae neste mês levando em conta a variação do faturamento das micro e pequenas empresas no Estado de São Paulo no primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado revelou que o lucro das micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) foi maior do que as micro e pequenas da Capital. Conforme o Sebrae, a RMSP teve variação positiva de 11,3% contra 9,4% da Capital na somatória de janeiro e fevereiro deste ano contra o mesmo período de 2011. Somente em Guarulhos, são cerca de 15 mil pequenas e micro empresas nos setores industriais, serviços e comércio.

No total, juntando todas as regiões do Estado, o faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) no último mês de fevereiro apresentou aumento de 8,2% sobre fevereiro de 2011. Na comparação de fevereiro deste ano com o mesmo período do ano passado os resultados por setores foram: indústria (+1,9%), comércio (+13,5%) e serviços (+3,4%). O Sebrae explicou que as MPEs do comércio conseguiram os melhores resultados, pois foram beneficiadas pelo aumento de 14% no valor do salário mínimo, que entrou na economia no final de janeiro deste ano, e também pela "base de comparação fraca" (-3,7% em fevereiro de 2010 em relação a fevereiro de 2009).

Ainda segundo a pesquisa, as reduções nos juros básicos (taxa Selic), registradas nos últimos meses de 2011 e início de 2012, deverão contribuir para uma ligeiro aumento no nível de atividade da economia, particularmente no segundo semestre de 2012.

Posso ajudar?