O aumento da massa salarial e a baixa taxa de desemprego foram componentes importantes na avaliação positiva do índice de confiança do consumidor, que registrou alta de 3,4% em junho, ante o mesmo período de 2011, e queda de 0,7% em comparação ao mês de maio deste ano. Os números são frutos de pesquisa realizada pela Confederação Nacional co Comércio, Bens e Turismo (CNC)
Ao analisar a pesquisa, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), Jorge Taiar, acredita que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) contribui para elevar a disposição das famílias brasileiras em consumir. No entanto, Taiar ressalta a preocupação quanto à elevação do endividamento e inadimplência.
"Aos empreendedores fica o alerta para que acompanhem o cenário econômico e que se utilizem de soluções como Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) para evitarem possíveis calotes", disse Taiar.
Taiar acredita que, se o consumo continuar registrando bons índices, o Dia dos Pais, próxima data de vendas, será positivo para o comércio. "Mesmo atrás em relação às vendas ocorridas em datas como o Natal e o Dia das Mães, a expectativa é que o Dia dos Pais apresente um bom volume de vendas no comércio, que deve aproveitar este cenário positivo da economia brasileira", falou.
Indicadores – Os indicadores da CNC mostram que a região Centro-Oeste oscilou negativamente 6,4%; ante 4% positivo registrado pela região Sul. O Sudeste apresentou queda de 0,4%.
Com informações: Confederação Nacional co Comércio, Bens e Turismo (CNC)