Finanças
Na última sexta-feira aconteceu no plenário da Câmara, a 20ª e última reunião do Orçamento Estadual 2013 sob o comando do deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), vice-presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O objetivo do encontro foi o de ouvir as sugestões dos guarulhenses para inseri-las nos projetos, visando a elaboração da lei orçamentária anual do ano que vem.
Para os conterrâneos
Hebert Seabra, representante da Associação dos Nordestinos de Guarulhos, pediu a criação de um Centro Cultural que homenageie e congregue a população originária dos estados do Nordeste. Seabra sugeriu ainda uma unidade do Corpo de Bombeiros na região dos Pimentas e um Posto Policial em Bonsucesso.
Mobilidade
Weber Rocha, assessor do deputado estadual Alencar Santana (PT), fez o mesmo apelo. Entretanto, reivindicou ainda a expansão de linhas do Metrô, atualmente suspensas pelo governo estadual, como a que ligaria o aeroporto de Cumbica ao centro de Guarulhos. Já o vereador Geraldo Celestino (PSDB) propôs a construção de um viaduto, na região próxima à rodoviária, no Cecap, que – segundo ele – seria muito importante para desafogar o trânsito na região.
Última chance
Quem não compareceu à Câmara pode enviar ainda sugestões para o site da Alesp: www.al.sp.gov.br (o link “Audiências Públicas Orçamento 2013” está no alto da página, à direita). Em período eleitoral foi surpreendente ver a pequena quantidade de parlamentares e candidatos, que preferiram cuidar de suas campanhas ao invés de encaminharem as devidas propostas.
Quase um terço
De um orçamento previsto de R$ 584.410.694 para o ano de 2012, até 30 de abril deste ano a Secretaria de Saúde de Guarulhos teve um gasto efetivo de R$ 178.445.947. A informação foi apresentada na semana passada, em audiência pública realizada na Câmara, que atendeu à exigência da Lei Complementar Federal nº 141, a qual define que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) deve apresentar relatório quadrimestral detalhado ao Poder Legislativo. Os dados foram apresentados por Silvio Jorge de Oliveira, diretor financeiro da pasta.
Medo
Usuários do Parque Mara Vitti, no Cocaia, reclamam que o gramado que deveria estar servindo como local de lazer para a população está sendo usado como estacionamento de veículos. Muitos pais estão preocupados, já que a criançada gosta de brincar por ali. Existe o perigo real de ocorrerem atropelamentos.