Cidades

Sucedendo o sucessor

Na lógica petista, quando o militante se torna vereador e posteriormente deputado, automaticamente se credencia como candidato a prefeito. Vide Elói Pietá e Sebastião Almeida. Portanto na atualidade, Alencar Santana é o nome mais cotado para 2016. A briga agora ocorre para se definir quem dará continuidade à linha de sucessão. Zé Luiz e Moacir de Souza querem o referido espaço.


Ou um, ou outro


Geralmente a máquina administrativa do PT apoia dois candidatos a deputado estadual e dois a federal. Alencar já tem a legenda garantida para buscar sua reeleição. Janete Pietá também. Portanto Zé Luiz e Moacir de Souza poderão fazer um acordo a fim de que um saia como estadual e o outro como federal. Se ambos quiserem concorrer a uma vaga na Assembleia, o bicho vai pegar.


Bem na foto


Caso Janete Pietá se reeleja deputada federal, sua chance de ser indicada como vice na chapa de Alencar em 2016 aumentará, já que o espaço é sempre preenchido por alguém indicado por Elói. O grupo de Pietá tem ainda como opção a professora Eneide, que não conseguiu se eleger vereadora e o eterno Carlão Derman, que chegará mais desgastado do que nunca no ano das Olimpíadas.


Fiel da balança


Será que o futuro do PT estará nas mãos do Professor Auriel mais uma vez ? Em 2007 graças a ele Almeida desbancou Eneide na prévia do partido, pois na surdina o parlamentar arregimentou um exército de militantes que votaram na sua preferência, causando grande surpresa. Agora só resta ao grupo de Pietá se utilizar da mesma artimanha ou ficará eternamente em segundo plano.


Destaque


Auriel Brito foi eleito pela terceira vez consecutiva o vereador mais votado do PT nas eleições. Este ano o professor foi o segundo mais votado da cidade com 6.507 votos. Há quem diga que ele poderia ter sido o mais votado da cidade já que no meio do caminho três assessores políticos de sua equipe resolveram sair candidatos a vereador também, onde obtiveram juntos 1.600 votos.


Espinho na garganta


A única coisa que deixou Auriel insatisfeito este ano foi a derrota para o Professor Rômulo dentro do Pimentas, seu principal reduto eleitoral. Os dois já chegaram a se estranhar várias vezes dentro do plenário com direito a empurrões e palavras não muito carinhosas. Rômulo conseguiu 5.529 votos sem a utilização da máquina, diferente de Auriel que dá as cartas na Secretaria de Transporte e Trânsito.

Posso ajudar?