A Bovespa subiu quase 2% nesta segunda-feira, 11, puxada principalmente pelas blue chips Vale e Petrobras. O ambiente externo mais calmo, com cessar-fogo na Faixa de Gaza e esforços da Rússia na área diplomática, favoreceu a busca por ativos de maior risco em todo o mundo, sendo que no Brasil a proximidade do vencimento de Ibovespa futuro e opções sobre Ibovespa, na próxima quarta-feira, 13, maximizou os ganhos.
No fim, o Ibovespa registrou alta de 1,87%, aos 56.613,32 pontos. A Bolsa brasileira oscilou no território positivo durante todo o dia, entre a mínima de 55.578 (+0,01%) pontos e a máxima de 56.657 pontos (+1,95%). Um dos destaques foram os papéis da Petrobras, que subiram 3,47% nos ON e avançaram 4,30% nos PN.
No fim de semana, a presidente Dilma Rousseff sinalizou a possibilidade de aumento dos combustíveis este ano, o que deu força aos papéis da estatal. E, apesar do balanço da petrolífera, divulgado na sexta-feira, 8, ter apontado na queda de 25% do lucro no primeiro semestre do ano, a empresa sinalizou hoje que os números de produção do segundo trimestre foram afetados por questões pontuais, mas que o futuro é mais promissor. A Petrobras manteve a meta de crescimento de 7,5% da produção neste ano, embora a média de avanço tenha sido de 2% ao mês no segundo trimestre do ano. A empresa afirmou ainda que a nova Refinaria Abreu e Lima (Rnest) começará a operar em novembro.
No caso da Vale, a ação ON subiu 0,73% e a PNA teve ganho de 1,07%, influenciadas pelos dados divulgados na China no fim de semana. A inflação ao consumidor no país asiático subiu 2,3% em julho ante julho de 2013, como previsto. Na visão de parte do mercado, uma inflação mais controlada no país asiático abre espaço para a adoção de novas medidas de estímulo à economia – o que é positivo para o Brasil e empresas como a Vale.
Como os estrangeiros estão bastante comprados em Ibovespa futuro (apostando na alta do índice), que vence na quarta-feira, eles também estiveram presentes na ponta de compra hoje.
Em Nova York, o índice Dow Jones fechou em alta de 0,10%, aos 16.569,98 pontos, o S&P 500 avançou 0,28%, aos 1.936,92 pontos, e o Nasdaq teve ganho de 0,70%, aos 4.401,33 pontos.