Economia

Bolsas em NY fecham mês com maior ganho desde fevereiro

Os índices das bolsas de Nova York fecharam em alta nesta sexta-feira, 29, após uma sessão de baixo volume de negócios em razão do feriado de segunda-feira nos EUA. Com o avanço de hoje, os índices tiveram o maior ganho mensal desde fevereiro.

O Dow Jones subiu 18,88 pontos (0,11%), para 17.098,45 pontos, e registrou a quarta semana seguida de alta, acumulando +3,2% no mês. O S&P 500 avançou 6,63 pontos (0,33%), para 2.003,37 pontos, uma nova máxima histórica e o 32º fechamento recorde neste ano. No mês o S&P 500 teve alta de 3,8%. O Nasdaq terminou o dia na máxima, com +22,57 pontos (0,50%), aos 4.580,27 pontos e acumulou ganho mensal de 4,8%.

Embora a sexta-feira tenha sido de poucas notícias econômicas, investidores afirmaram que o cenário continua positivo para as ações, com ajuda de resultados corporativos melhores que o esperado, sinais de fortalecimento da economia dos EUA e pouco apetite dos investidores por ativos com retornos baixos, como os bônus.

O Departamento do Comércio dos EUA informou hoje que os gastos com consumo no país caíram 0,1% em julho, contrariando a previsão de alta de 0,1% e marcando a primeira queda desde janeiro. Por outro lado, o índice de sentimento do consumidor medido pela Universidade de Michigan subiu para 82,5 em agosto, acima da estimativa de 80,2.

As mesas de negociação tiveram pouco movimento nesta sexta-feira, diante do fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho nos EUA. Até a quinta-feira, o volume negociado nesta semana era de 4,38 bilhões de ações por dia, 30% abaixo da média deste ano até agora, de acordo com a FactSet.

No noticiário geopolítico, hoje o presidente russo, Vladimir Putin, acusou o governo ucraniano e seus aliados de apoiarem as negociações de paz como uma forma de encobrir operações militares contra os separatistas do leste da Ucrânia. Líderes da União Europeia e dos EUA, por sua vez, afirmaram que vão estudar novas sanções contra a Rússia. A UE fará uma reunião sobre o assunto amanhã.

Entre os destaques individuais nas bolsas de Nova York, as ações da Avago Technologies subiram 7,5% e atingiram um recorde depois de a fabricante de chips divulgar resultados trimestrais melhores do que o esperado. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?