Economia

Bolsas de NY veem demora para alta de juro e sobem

As Bolsas norte-americanas fecharam em alta nesta sexta-feira, 5, com o índice S&P-500 registrando seu 33º fechamento em nível recorde desde o começo do ano. O mercado reagiu ao informe de que foram criados apenas 142 mil postos de trabalho em agosto, abaixo da expectativa dos economistas, de 225 mil; a taxa de desemprego recuou para 6,1% em agosto, de 6,2% em julho.

A reação inicial do mercado aos dados do payroll foi negativa; o S&P-500 chegou a cair 0,4% depois da divulgação dos indicadores. Mas investidores disseram que os dados dão ao Federal Reserve espaço para adiar o momento em que começará a elevar as taxas de juro de curto prazo.

“O resumo é que os dados decepcionaram, mas isso é bom para as ações, porque as taxas de juro permanecerão baixas”, disse o estrategista James Swanson, da MFS Investment Management. Segundo dados da Chicago Mercantile Exchange (CME), logo depois da divulgação dos dados do emprego, os contratos futuros de Fed Funds projetavam uma probabilidade de 45% de que o Fed eleve a taxa dos Fed Funds na reunião de junho de 2015; ontem, essa probabilidade era de 51%.

Para o estrategista Donald Ellenberger, da Federated Investors, “estamos em um mundo de taxas de retorno baixas, e os investidores continuam em busca de ganhos. O informe sobre o nível de emprego sugere que o Fed não vai mudar logo a trajetória das taxas de juro. E o programa de estímulo anunciado ontem pelo Banco Central Europeu dá um apoio claro aos ativos de risco, especialmente as ações e os mercados de crédito europeus”.

As ações da Michael Kors caíram 4,48%, depois do anúncio de que seu principal acionista, a Sportswear Holdings, vendeu sua participação remanescente na companhia. Entre as ações de empresas que divulgaram resultados, as da Quicksilver caíram 24,73% e as da GAP recuaram 4,16%. As da Apple, que deve lançar o iPhone 6 na próxima terça-feira, subiram 0,87%.

As ações da Yahoo subiram 1,02%; depois do fechamento do mercado foram anunciados os parâmetros da oferta pública inicial da chinesa Alibaba Group Holding, na qual a Yahoo tem uma participação de 22,4%, no mercado norte-americano. Em valor de mercado, a IPO da Alibaba deverá ser a maior de todos os tempos.

O índice Dow Jones fechou em alta de 67,78 pontos (0,40%), em 17.137,37 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 20,61 pontos (0,45%), em 4.582,90 pontos. O S&P-500 subiu 10,06 pontos (0,50%), a 2.007,71 pontos.

Na semana, o Dow acumulou uma alta de 0,23%, o Nasdaq, um ganho de 0,06%, e o S&P-500, um avanço de 0,22%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?