O índice Dow Jones e o S&P 500 fecharam nas máximas históricas nesta quinta-feira, 18, com os investidores animados por sinais de que o Federal Reserve (Fed) continua em um caminho comedido em direção a um aumento das taxas de juros.
O índice Dow Jones subiu 109,14 pontos (0,64%) e fechou aos 17.265,99 pontos. O S&P 500 ganhou 9,79 pontos (0,49%), para 2.011,36 pontos. O Nasdaq avançou 31,24 pontos (0,68%), para 4.593,43 pontos.
O Fed afirmou em comunicado ontem que as taxas de juros de curto prazo permanecerão perto de zero por um “tempo considerável” depois do fim das compras mensais de ativos. A presidente da instituição, Janet Yellen, não detalhou em entrevista à imprensa após a reunião do Fed quanto tempo a expressão significa.
“Se o ritmo da inflação continuar controlado, é provável que o Fed vá aumentar as taxas de juros de uma maneira devagar e metódica, o que na nossa visão representa um cenário favorável”, disse Terry Sandven, estrategista-chefe de ações do U.S. Bank Wealth Management. Uma melhora na economia americana pode levar a um aumento dos lucros das empresas e a ganhos nas ações neste ano, de acordo com Sandven.
Os investidores também consideraram dados positivos do mercado de trabalho americano. Os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caíram 36.000, para 280.000 na semana terminada em 13 de setembro, frente à expectativa de 305.000. A queda foi a maior em cerca de dois anos.
O mercado também estava de olho na oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) do grupo chinês Alibaba, que ocorreu depois do fechamento das bolsas. Os primeiros investidores poderão vender mais de US$ 8 bilhões em ações amanhã, dia em que os papéis estreiam em Nova York. Fonte: Dow Jones Newswires.