As expectativas em torno das eleições presidenciais voltaram a impulsionar o Ibovespa, que só não teve ganhos maiores nesta quinta-feira, 9, devido à forte queda das bolsas em Nova York. No fim da sessão, o Ibovespa subiu 0,37%, aos 57.267,53 pontos. Na máxima a bolsa atingiu 58.246 pontos (+2,08%) e, na mínima, 57.077 pontos (+0,03%). O volume de negócios totalizou R$ 9 bilhões. No ano, o índice acumula alta de 11,18% e, no mês de outubro, avanço de 5,83%.
A bolsa abriu em alta acelerada, ao redor de 2%, enquanto os investidores monitoravam as pesquisas de intenção de voto, até mesmo de institutos de menor peso. Duas sondagens anunciadas na noite de ontem e na manhã de hoje mostraram vantagem do candidato Aécio Neves (PSDB) em relação à presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Os agentes do mercado também aguardam uma formalização de Marina Silva (PSB) de um apoio ao candidato tucano, que não ocorreu.
Ontem, PSB, PSC e PV anunciaram apoio ao tucano, enquanto a Rede Sustentabilidade e o PSOL liberaram o voto de seus eleitores e filiados. O candidato a vice-presidência na chapa tucana de Aécio Neves, senador Aloysio Nunes Ferreira, afirmou hoje que sua coligação irá buscar convergências com o conteúdo programático da plataforma de governo da ex-senadora Marina Silva (PSB) no que for possível. A declaração foi uma resposta à informação de que a ex-senadora não concorda com pontos do programa de Aécio, como a redução da maioridade penal, que é uma das bandeiras defendidas por Aloysio, autor de um projeto neste sentido.
Em Nova York, os índices terminaram com quedas acentuadas, um dia depois de o índice Dow Jones registrar sua maior alta do ano. O índice Dow Jones cedeu 1,97%, S&P 500 caiu 2,07% e o Nasdaq recuou 2,02%. Traders disseram não haver uma razão específica para o movimento de vendas, e sim uma confluência de preocupações quanto ao desempenho da economia global e o que elas significam para a política monetária dos bancos centrais dos países mais avançados. Na Europa, as bolsas europeias também fecharam em queda, depois de a Alemanha informar que suas exportações caíram 5,8% em agosto, na maior queda desde a recessão de 2009.
Entre os destaques de alta da Bovespa estavam as ações das empresas estatal. Petrobras ON +1,94%, Petrobras PN +1,68%. Eletrobras ON +1,00% e Banco do Brasil +3,84%.
As ações da Vale e de empresas siderúrgicas terminaram em queda, afetadas pelo recuo dos preços do minério de ferro no mercado internacional. Vale ON -1,72% e Vale PNA -1,92%. CSN (-3,65%), Gerdau (-2,87%), Gerdau Metalúrgica (-2,65%) e Usiminas (-0,31%).