Economia

Segmento alimentar do Grupo Pão de Açúcar cresce 6,2%

A receita líquida do segmento alimentar do Grupo Pão de Açúcar (GPA), que inclui as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí, teve expansão de 6,2% de julho a setembro deste ano ante 2013, para R$ 8,253 bilhões. No total dos nove primeiros meses de 2014, o crescimento foi de 10,6%, para R$ 24,923 bilhões. No conceito mesmas lojas – abertas há pelo menos um ano -, a categoria evoluiu 2,3%.

Na comparação trimestral, o segmento Multivarejo – Extra e Pão de Açúcar – caiu 0,3%, de R$ 6,176 bilhões para R$ 6,156 bilhões. No ano, contudo, houve expansão de 4,7%, para R$ 19,048 bilhões. “As bandeiras Pão de Açúcar e Minimercado Extra apresentaram as melhores performances do trimestre, como observado nos últimos períodos. As marcas próprias seguem apresentando crescimento expressivo mantendo patamar de participação superior a 10% das vendas”, detalhou a empresa, em documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Já a categoria Assaí teve receita líquida de R$ 2,097 bilhões no terceiro trimestre de 2014, uma alta de 31,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado de 2014, a expansão foi de 35,5%, para R$ 5,874 bilhões. Segundo o documento do GPA, o Assaí manteve a tendência de forte crescimento de vendas com o bom desempenho mesmas lojas e forte contribuição da abertura de lojas. Somente no terceiro trimestre foram inauguradas duas novas lojas e, em 12 meses, 11 lojas foram abertas. “O Assaí pretende acelerar a expansão nos próximos trimestres. A maioria dessas inaugurações será na região Nordeste, que já conta com a presença de 13 lojas (mais de 15% do total de lojas)”.

A receita líquida do conceito mesmas lojas do negócio Multivarejo e Assaí apresentou expansão de 0,6% no terceiro trimestre e de 4,5% no acumulado de 2014.

Posso ajudar?