Política

SÍMBOLO DO DESPERDÍCIO, A NOVA MARCA DE ALMEIDA

Confira a coluna semanal de política do deputado federal guarulhense, Carlos Roberto (PSDB)

Que a Prefeitura de Guarulhos, nestes quase 12 anos de PT no poder, deixou a seriedade de lado faz tempo, não é novidade para ninguém. Mas, quando você menos espera, Almeida e sua trupe conseguem se superar na imbecilidade e menosprezo aos interesses públicos. De uma hora para outra, sem consultar ninguém, a atual administração rasga a bandeira do município – símbolo maior de uma cidade – e coloca em seu lugar, na logomarca da Prefeitura, uma imagem estilizada do Viaduto Cidade de Guarulhos, um dos maiores monumentos da incompetência e gasto absurdo do dinheiro público.


Para quem não se lembra, a obra do Viaduto foi iniciada pelo ex-prefeito Elói Pietá (PT), logo no início de seu segundo mandato como uma das maiores promessas para resolver os problemas de acesso à região central da cidade. Apresentou um orçamento de R$ 32 milhões, contratou “coincidentemente” a empreiteira que financiou a campanha eleitoral da mulher dele (a deputada Janete), mudou o projeto original, e não conseguiu termina-lo antes do final de sua gestão.


Com a obra comprometida, as empreiteiras amigas do PT desistiram de continuar a construção, abandonaram a execução e pediram muito mais dinheiro para terminar. Mesmo com aditivos contratuais que aumentaram o valor final em mais de duas vezes, o Viaduto não foi concluído. Para diminuir o vexame, novas construtoras foram chamadas sem licitação e o valor final do empreendimento ficou acima dos R$ 100 milhões. Dá para imaginar quanto dinheiro do povo foi ficando pelo caminho.


Após sua inauguração, já em 2009, descobriram o óbvio. As adaptações feitas sem o devido planejamento para concluir a obra tornaram o Viaduto com sua função maior bem reduzida. Sem acesso pela Via Dutra, na pista Rio-São Paulo, o empreendimento se tornou manco. Quem vem da região de Cumbica, não consegue entrar na cidade por ele. E quem vem de São Paulo, pela pista Marginal da rodovia, invariavelmente, fica parado nos constantes congestionamentos tão comuns naquele trecho, que tem até farol para pedestres e pontos de ônibus no meio fio.


Diante de tanta maracutaia patrocinada com dinheiro da população, Almeida tem agora o desplante de institucionalizar o símbolo maior do desperdício das administrações petistas ao enfiar goela abaixo da população o Viaduto na logomarca da Prefeitura. Como se fosse algo que orgulhasse nosso cidadão. Talvez a única função mesmo da obra faraônica que beneficiou diretamente os patrocinadores de campanha do PT fosse mesmo servir como um cartão postal, que o trabalhador, o cidadão de bem, só vê mesmo porque ficar parado por horas dentro dos ônibus em meio aos engarrafamentos.


*Carlos Roberto é deputado federal, membro do Conselho Fiscal do PSDB Guarulhos e industrial


 

Posso ajudar?