A forte crescente do desemprego é a tônica do atual momento da indústria guarulhense. Para que possa modificar este cenário, o vereador Heleno Metalúrgico (PDT) pede a intervenção do Governo Municipal junto às empresas do setor industrial para que criem juntas mecanismos que possam evitar as demissões em massa.
“Precisamos defender as nossas indústrias para que elas não saiam da nossa cidade e, principalmente, do Estado. Nunca vi esta Casa (Câmara Municipal) discutir um projeto de incentivo fiscal para as indústrias. É preciso reverter este quadro e também ter o auxílio da Prefeitura neste processo”, declarou o vereador Heleno Metalúrgico.
O representante do PDT na Câmara Municipal também ressaltou a importância das partes interessadas e o trabalho em conjunto de ambas para manter não somente as empresas, mas os empregos na cidade, que segundo o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Guarulhos, o município perdeu neste ano quase 6 mil postos de trabalho somente neste ano.
“O Sindicato faz o seu papel, porém compete ao Executivo o comprometimento com esta causa, bem como dos outros 33 vereadores desta Casa. Na última semana tivemos que negociar com um empresa uma alternativa para evitar o desemprego em massa, além da estabilidade daqueles que permanecem e seus benefícios”, encerrou.
O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Guarulhos (região composta por quatro municípios) apresentou resultado negativo no mês de setembro/2014. A variação ficou em -0,21%, o que significou uma queda de aproximadamente 250 postos de trabalho.
No ano, o acumulado é de -4,88%, representando uma queda de aproximadamente 5750 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -6,76%, representando uma queda de aproximadamente 8100 postos de trabalho.
O índice do nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Guarulhos foi influenciado pelas variações negativas dos setores de Veículos Automotores e Autopeças (-2,03%); Metalurgia (-2,66%); Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-0,94%) e Máquinas e Equipamentos (-1,03%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do índice total da região.