"Se o PSDB tivesse a competência de realizar um comício em Guarulhos como fizemos, tenho certeza que o prefeito teria feito o mesmo", afirmou nesta quarta-feira em Guarulhos a candidata do PT ao Senado, Marta Suplicy, ao ser questionada sobre a ação que tramita no Tribunal Regional Eleitoral que investiga o PT e seus aliados por uso da máquina pública em Guarulhos, conforme o Guarulhos Hoje publicou na edição desta quarta-feira. Ao lado de Marta, o prefeito Sebastião Almeida, que participou da caminhada pela rua Dom Pedro, no Centro, apesar de estar em horário de expediente, concordou com a afirmação da candidata.
Como noticiado ontem pelo GH, o presidente do diretório municipal do PSDB, o candidato a deputado federal Carlos Roberto, entrou com uma ação de investigação junto ao TRE sobre abuso do poder político, o que pode render a cassação dos registros das candidaturas dos participantes do comício realizado no município pelo PT no último dia 4, quando o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, esteve na cidade. Estão na mira da Justiça, além de Marta e o companheiro de chapa Netinho (PC do B), o candidato a governador Aloysio Mercadante e os postulantes à Câmara Federal, Janete Pietá, e à Assembleia Legislativa, Alencar Santana, os três do PT. As denuncias dão conta de uso de servidores, veículos e bens móveis da Prefeitura e da Proguaru no evento, conforme revelaram fotos publicadas em reportagem do GH.
Carlos Roberto afirmou que a declaração de Marta foi infeliz. "Estamos denunciando um crime praticado pelo PT. Eles acreditam que podem usar a máquina pública como bem entendem porque governam para o partido e não para a população. Ela não tem autoridade alguma para dizer o que o PSDB faria. Mesmo porque nosso partido governa o Estado e não usa do dinheiro público nas campanhas", afirmou.
Caminhada – Durante a caminhada no Calçadão, Marta Suplicy esteve ao lado dos candidatos Alencar Santana, Janete Pietá e José Genoíno, ambos para deputado federal. Além do prefeito, também estiveram presentes em horário de expediente os secretários Hélio Arantes, de Cultura, que está de férias, José Evaldo Gonçalo, de Transportes e Trânsito, o chefe de gabinete, Rafael Paredes, e as vereadoras Eneide Lima e Marisa de Sá.
Antes da caminhada na região central, a candidata visitou – junto com o prefeito – a obra de construção do terminal rodoviário no Parque Cecap e o CEU Pimentas. Questionada sobre a chegada de linhas férreas à cidade, Marta disse que, se eleito, o candidato ao governo, Aloysio Mercadante, deve pleitear recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) para investir em trens, rodovias e hidrovias nos municípios.