O "Centrão", grupo formado por seis vereadores que se posicionam de forma independente na Câmara – já iniciou negociações com candidatos à presidência da Câmara Municipal e também apresentou propostas para que possa definir o apoio na disputa que ocorre em meados de dezembro. Participação efetiva do grupo junto a essa liderança e melhorias nos serviços de infraestrutura e reestruturação da Casa são objetivos dos seis integrantes.
Para o vereador Eduardo Carneiro (PSL), o candidato que manifestar interesse no apoio do grupo deve atender requisitos propostos pelos integrantes, além da participação em conjunto nas decisões da Casa. "O nosso apoio será definido a partir da proposta apresentada e como o ‘Centrão irá participar do processo. Além desse aspecto, é inegável que a Câmara precisa passar por um processo de reformulação", destaca Carneiro. Este último aspecto também é frisado pelo parlamentar Índio de Cumbica (DEM). "Alguns conceitos precisam ser revistos na Casa, principalmente a presença dos parlamentares na sessão. Nosso sistema de informática é ineficiente e veículos estão sucateados. Estas serão uma das nossas reinvidicações", declara Índio.
Mais contido, Novinho Brasil (PTN) acredita que aquele que assumir o posto maior do Legislativo precisa adotar como política zelar a imagem da Casa desgastada com os sequentes escândalos na gestão de Alan Neto (PSC). "O novo comandante precisa se despreender de qualquer vaidade para resgatar a imagem da Câmara e tirar lições da gestão anterior para que não cometa os mesmos equívocos", disse Novinho.
Como noticiou o Guarulhos Hoje, o vereador Eduardo Soltur (PV) realizou reunião confidencial com os parlamentares no dia 30 de setembro em busca de apoio à sua candidatura e dela participou o vereador Eduardo Carneiro, integrante do "Centrão".