Política

Primeira sessão da Câmara terá pauta pobre

A reportagem contatou alguns parlamentares para saber quais seriam as propostas

A apenas dois dias úteis da primeira sessão do ano, o Legislativo ainda não definiu quais projetos serão discutidos e votados. À reportagem, o presidente da Câmara, Eduardo Soltur (PV) disse que está prevista para hoje, às 15h, uma reunião com os 34 vereadores a fim de discutir as sugestões de pauta. Alguns parlamentares, entretanto, não haviam sido comunicados do encontro até o fim da tarde desta quinta-feira.

A reportagem contatou alguns parlamentares para saber quais seriam as propostas e, ao que tudo indica, a primeira sessão será marcada por uma pauta pobre e sem grandes polêmicas. A vereadora Luiza Cordeiro (PC do B) pretende levar à discussão um projeto que propõe a criação do Cemitério Sustentável. Segundo ela, a proposta prevê a elaboração de diretrizes para evitar danos ao lençol freático e a emissão de gases nocivos à saúde, decorrentes da instalação de novos cemitérios. "Pode parecer estranho, mas é um assunto que precisa ser discutido".

Já Francisco Ferreira Brasil (PTN), o Novinho Brasil, disse que irá sugerir ao presidente a inserção do projeto, de sua autoria, que propõe a obrigatoriedade das empresas exploradoras do serviço de zona azul a se responsabilizarem por eventuais danos causados aos veículos resguardados pela licença de estacionamento. "Quem paga pelo serviço precisa ser respaldado, assim como acontece nos estacionamentos particulares", justificou.

Ele também considera importante discutir na primeira sessão o projeto que prevê a instalação de "banheiros família" em estabelecimentos públicos e privados. Ele argumentou que a aprovação da matéria evitaria constrangimentos, especialmente, em casos de pais com filhos pequenos.

Diante de algumas falhas na implantação do novo sistema de transporte público, Alan Neto (PSC) irá propor a criação de linhas específicas para circularem nos roteiros hospitalares. "As gestantes são as principais prejudicadas com a falta de circulares para hospitais", disse Neto.

Presidente da Comissão de Educação, Alan Neto pretende pautar ainda o projeto que visa instituir nas escolas da rede pública fisioterapeutas para acompanhar o desenvolvimento infantil.

O vereador Edmilson Sarlo (PHS), o Americano, afirmou que não tem nenhuma indicação para o primeiro momento. Ele argumentou que no fim ano esteve focado na aprovação do desconto para moradores de ruas onde são realizadas feiras-livres e na ampliação do número de táxis na cidade.

Posso ajudar?