Com 27 votos não e apenas três a favor, a Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta quarta-feira o requerimento do vereador Ricardo Rui (PPS), que propunha a criação de uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para analisar a implantação e possíveis irregularidades na implantação do novo sistema de transportes em Guarulhos. Até os seis parlamentares que compõem o grupo de centro, denominado Centrão, que vinha votando sistematicamente contra o Governo, reprovou a iniciativa do pepessista.
Ricardo Rui justificou a necessidade da CEE pela quantidade de reclamações dos usuários e a demora da Prefeitura em apresentar soluções que minimizem os impactos da instalação do sistema como aumento dos trajetos, mais deslocamentos por parte dos usuários e a dificuldade na aquisição do Bilhete Único. Porém, quase todos os vereadores que utilizaram a Tribuna para justificar o voto entendem que se deve dar um tempo para que a população assimile as mudanças.
Eduardo Carneiro (PSL), líder do Centrão, disse que o momento é de dar um voto de confiança ao novo secretário de Transportes e Trânsito, Atílio André, que está assumindo o cargo. Novinho Brasil (PTN) alegou que tem acompanhado as reclamações da população, mas acredita que é possível encontrar soluções sem a necessidade de uma Comissão.
Já Geraldo Celestino (PSDB), líder da Oposição, voltou a criticar a submissão da maioria dos vereadores aos interesses do Executivo. "Quem defende o novo sistema tem interesse em cargos. Votamos a favor da CEE porque é importante investigar o que julgamos existir de errado nesta cidade".