O ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, foi nomeado na última quinta-feira como secretário-geral nacional do PT, durante a festa de 31 anos do partido, em Brasília. Pietá, um dos líderes da corrente A Mensagem ao Partido, assumirá o posto antes ocupado por José Eduardo Cardozo, agora Ministro da Justiça, e integrante da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), da qual fazem parte o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a atual, Dilma Rousseff.
A cúpula do PT municipal comemorou a nomeação e o prestígio conquistado por Pietá junto a diretoria nacional. "Isso é motivo de orgulho para nós e mostra que a cidade de Guarulhos tem quadros a altura para dirigir o partido nacionalmente", disse o líder da bancada petista na Câmara, vereador Edmilson Souza.
O parlamentar acredita que a visibilidade proporcionada pelo cargo possa levar, no futuro, o ex-prefeito a cenários importantes no Governo Federal. "Da mesma forma que ocorreu com o José Eduardo Cardozo. O Elói é um quadro político bem preparado e o partido tem muito a crescer com ele", acrescentou Souza.
Para o líder do Governo, José Luiz Ferreira Guimarães, a legenda municipal fica ainda mais fortalecida. "Hierarquicamente esse é o segundo cargo mais importante dentro do PT e com mais poder de decisão. É importante que a cidade seja representada por uma liderança como o Elói", afirmou o vereador.
Pietá foi vereador entre 1983 a 1990 e deputado estadual por três mandatos. Em 2000 foi eleito prefeito de Guarulhos e reeleito em 2004.
Hoje, o ex-prefeito, além do novo cargo na diretoria petista nacional, acumula ainda as vice-presidências da Fundação Perseu Abramo e da Frente Nacional de Prefeitos, além da presidência da Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa da Organização Mundial de Cidades.
A reportagem tentou contato com Pietá, mas foi informada por sua assessoria de que ele está na Inglaterra, onde permanecerá pelos próximos 15 dias para estudar.