Vamos promover o desenvolvimento em todas as regiões da cidade, com a vinda de novas empresas e a geração de emprego e renda. Não podemos nos iludir, porém, pensando que isso será suficiente para acabar com os problemas de trânsito. As pessoas sempre terão de ir a um local mais longe de suas casas, por um motivo ou por outro. É por isso que, vamos investir em obras importantes que atual gestão não deu a devida importância, como o Trevo do Bonsucesso ou as obras contra enchentes na Vila Galvão. E o mais importante: vamos trazer o metrô para Guarulhos, fazendo a ligação com a capital, graças à nossa parceria com Alckmin.
Ederaldo Batista- Psol
No nosso entendimento, a cidade deve ser um espaço de convivência e interação. As pessoas têm o direito de usufruí-la no todo e para tanto temos que garantir o direito de ir e vir. Hoje não cabe mais o modelo pensado no deslocamento por automóvel. É imperativo a construção de um novo modelo com base no transporte de massas e esse terá prioridade no nosso governo. Por isso, construiremos corredores de ônibus e linha férrea para veículo leve sobre trilhos (VLT). Por outro lado, devemos incentivar o deslocamento por transportes alternativos e não poluentes, como é o caso da bicicleta.
Wagner Freitas- PP
Acreditamos que a descentralização das empresas ajudaria em resolver parte deste problema, contudo sabemos que um processo dessa magnitude encontraria resistências de ambos os lados "empregados e empregador", além de tempo. Com coragem, medidas inteligentes e obras de infraestrutura trarão melhorias à população que utiliza tanto o transporte público quanto o veículo próprio para ir e vir do seu trabalho. Iremos transformar Guarulhos em um enorme canteiro de obras, corredores de ônibus, vias maiores, viadutos. Projetaremos Guarulhos para o futuro.
Sebastião Almeida- PT
A maioria das empresas já se encontra distante da região central. O trânsito nas grandes cidades está mais intenso porque a economia melhorou no governo Lula, ampliando o acesso ao crédito para a aquisição de bens, como o automóvel. A falta de planejamento urbano e de investimentos em transporte de massa criou a situação atual. A saída para amenizar o problema é aumentar os investimentos em mobilidade urbana. Com apoio do governo Dilma, Guarulhos já tem R$ 308 milhões para o alargamento de ruas e avenidas, implantação de corredores exclusivos de ônibus e a reformulação do Trevo de Bonsucesso.
Joel Paradella- PSTU
O problema do trânsito é a falta de política de transporte na cidade, as pessoas não precisam ficar confinadas em seus bairros, todos têm o direito de ir e vir. É preciso estatizar as empresas de transportes e criar uma empresa pública, triplicando o número de coletivos, construindo os corredores de ônibus por toda a cidade. Vamos gerar condições para que a população possa deixar em casa o automóvel e andar de ônibus, e estabelecer a tarifa social de R$ 1,00. Dessa forma, acabar com o sufoco que a população passa ao tomar a condução na cidade. Chega de Guarulhos para os ricos!
Alan Neto- DEM
Não posso fazer com que as empresas se desloquem para os bairros, mas posso criar condições para melhorar a fluidez do trânsito nas áreas industriais da cidade. Para isto, volto a repetir que precisamos avançar na estrutura do sistema viário criando rotas alternativas para encurtar o tempo nas viagens entre bairros, além de oferecer transporte público digno para que as pessoas optem pelos ônibus. Mas também vamos rever a lei de ocupação do solo, para que os novos empreendimentos tenham condições de reservar um espaço para empresas e comércios, gerando renda e empregos dentro do próprio bairro.
Jovino Cândido- PV
Já comentamos nesse espaço que Guarulhos teve um crescimento da sua frota de 139,52%, entre 2001 e junho/2012. A descentralização não resolve o problema, já que a lei não permite instalação de empresas em todos os bairros. Com o avanço da tecnologia, o que precisa mudar é o hábito. Nesse sentido, incentivarei empresas com funções administrativas para que permitam seus funcionários a executarem ao menos parte de suas atividades em casa, como já é praticado, por exemplo, na área de comércio exterior. Há mecanismos para atestar presença e horas de trabalho.