Política

PT de Guarulhos recebe os condenados José Dirceu e José Genoíno

Em um encontro fechado à imprensa, o PT de Guarulhos recebeu nesta segunda-feira o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado José Genoíno, ambos condenados no caso Mensalão

O encontro realizado na sede da Associação Paulista de Medicina, no Centro de Guarulhos, teria sido organizado pelo deputado estadual Alencar Santana (PT) e contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida (PT), além de cerca de 150 militantes do partido, incluindo vereadores e lideranças locais.

Segundo o GuarulhosWeb apurou, a dupla esteve na cidade para municiar a militância com dados para se defender de possíveis ataques da Oposição ao que eles chamam de "farsa no julgamento da Ação Penal 470", que ficou conhecida como Mensalão. José Dirceu foi condenado a mais de dez anos de prisão e deve ir para a cadeia. Genoíno, também condenado, deve cumprir a pena em regime semi-aberto.

Os petistas atribuem a condenação a orquestrações da mídia e da oposição que usaram o Judiciário para dar uma espécie de golpe no país. Para o partido, os dois são vítimas do sistema eleitoral.

Apesar do tema não ficar claro no encontro realizado em Guarulhos, José Dirceu, antes de ser preso, vem percorrendo o país tentando convencer a militância a se unir contra a decisão do STF. Em encontro realizado no final de semana em Brasília, porém, o PT nacional recusou proposta para que o partido fizesse um movimento organizado contra o Supremo Tribunal Federal em defesa de Dirceu e Genoíno.

O encontro realizado em Guarulhos repete um desagravo a José Dirceu organizado pelo partido em 2007. Durante a campanha eleitoral à reeleição do prefeito Sebastião Almeida, o PT de Guarulhos evitou, de todas as formas possíveis, associar o nome do candidato aos petistas que vinham sendo julgados pelo STF. O objetivo era que o caso Mensalão não contaminasse as eleições municipais. Menos de dois meses depois do pleito, todos voltam a andar de mãos dadas.

Posso ajudar?