Política

Comissão escolhe troféu do Selo Ambiental 2013

Obra vencedora é produzida com jornal e madeira; artesão obtém coloração a partir da mistura da páprica e extrato de nogueira.

A Comissão Organizadora do Selo Ambiental 2013 escolheu a obra inscrita pelo cabeleireiro Paulo Sérgio Rodrigues, o Paulinho, para ser o troféu da décima edição do evento. Foram inscritos oito protótipos confeccionados em madeira, garrafa pet, embalagem tetra pack, alumínio reciclado e papel jornal.

As obras foram avaliadas pela originalidade, criatividade, facilidade e recursos para produção da peça, responsabilidade socioambiental, viabilidade econômica, qualidade técnica e estética, vínculo com a cidade e envolvimento com a comunidade.

Das oito obras inscritas, uma foi desclassificada, pois a autora utilizou massa corrida. O regulamento prevê que o troféu seja produzido seguindo princípios sustentáveis. O autor da peça receberá R$40 por unidade. Esse valor já inclui as placas destinadas aos organizadores e patrocinadores.

A peça vitoriosa, batizada de "transformação da madeira", foi produzida com cola branca a base de água, canudos de jornal, madeira, páprica e extrato de nogueira, utilizados na coloração.

Presidente do Grêmio Recreativo Cultural Esportivo e Social – Escola de Samba Mocidade de Guarulhos, Paulinho conta com o talento do carnavalesco e artesão Djerson Alves da Silva na produção do futuro troféu do Selo.

Djerson contou que aprendeu a técnica para transformar jornal em belas obras, pela televisão. "Vi isso em um programa da TV e passei a fazer depois que me aposentei", explicou.

Posso ajudar?