Como já era previsível os vereadores aprovaram na sessão desta quinta-feira o projeto de lei que amplia de 15 para 18 o número de cargos nos gabinetes da Casa. Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito Sebastião Almeida (PT).
Pelo projeto aprovado, cada vereador terá um acréscimo de R$ 10 mil para o pagamento dos três assessores a mais. Os defensores do projeto apontam que o impacto financeiro será de apenas 0,1% no Orçamento do Município, porém – em contrapartida – melhorará a estrutura dos gabinetes para o atendimento à população.
A Câmara Municipal tem direito a cerca de 4% do Orçamento Municipal para custear seus gastos. Conforme revelou o GuarulhosWeb na semana passada, o prefeito Sebastião Almeida gasta quase 6% do Orçamento para bancar cerca de 2.400 funcionários públicos comissionados da administração municipal (servidores indicados sem passar por concursos para ocupar cargos de destaque, a fim inclusive de garantir a base do governo na Câmara, além de pagar compromissos firmados ao longo da campanha eleitoral.
O vereador Guti (PV), único a se manifestar veementemente contra o projeto, foi duramente atacado por outros vereadores da base aliada do Governo.
.