A Comissão Permanente de Segurança Pública, representada pelos vereadores Geraldo Celestino (PSDB) e Toninho Magalhães Filho (PTC), se reuniu nesta segunda-feira (17) na Câmara Municipal com representantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), do Sindicato dos Condutores de Escolares de Guarulhos (Sincesg) e da categoria dos condutores de vans escolares não sindicalizados. Na pauta, a busca de soluções para o grande número de roubos de vans escolares nos últimos meses.
Segundo Ione Bandeira Garcia, presidente do Sincesg, embora não haja números precisos, o delito tem sido notório dentro da categoria e as vans acabam levadas em geral para os desmanches: "Em Abril passado, houve dias em que recebemos até oito reclamações de colegas relatando roubo de veículos", comenta Ione. "A situação só não aparenta ser mais grave porque alguns proprietários acabam recuperando seu veículo e não prestam queixa", acrescenta. José Monteiro Gonçalves, diretor do sindicato, lembra que, ao fazer trajetos semelhantes todos os dias, as vans escolares se tornam alvo fácil dos bandidos: "Com isso, o valor do nosso seguro é muito alto, corroendo ainda mais o pouco lucro que temos com a atividade", conta.
O diretor da GCM, Marcelo Charaba, conta que a parceria com as Polícias Civil e Militar é importante para coibir este tipo de crime. "A fiscalização nas ruas e no entorno de Guarulhos tem se intensificado neste sentido e o número de queixas de roubos de vans escolares tem diminuído", relata. Em relação especificamente à GCM, vamos tomar algumas iniciativas, como realizar incursões em desmanches", exemplifica, Charaba, acompanhado do comandante da GCM Luiz Carlos Barreto de Oliveira.
Na tentativa de resolver este problema, a Câmara tem tido um papel importante de interlocutor entre a categoria profissional e o poder público. "Formamos um grupo de trabalho com o objetivo de receber as reivindicações dos condutores, discutir em conjunto soluções e acelerar ações concretas em prol da categoria", explica o vereador Toninho Magalhães. "O Legislativo mantém as portas abertas para que a categoria possa se colocar nas sessões ordinárias, nas reuniões das comissões e em audiências públicas, inclusive colaborando na discussão para aprovação ou rejeição de projetos de Lei que tenham a ver com seu cotidiano", acrescenta.
A presidente do Sincesg comenta que, embora não tenha números oficiais para divulgar, o número relatos de roubos de vans escolares tem diminuído, após o início, no último mês, de ações conjuntas entre a categoria, o Legislativo e o Executivo. "Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade e seguro, inclusive para a tranquilidade dos pais que confiam seus filhos para nós", diz Ione. Reuniões como esta continuarão sendo marcadas na Câmara para balanço das iniciativas e discussão de novas ações.