Política

Câmara aprova três projetos nesta quinta-feira

Os vereadores aprovaram, em definitivo, três projetos na sessão da Câmara desta quinta-feira (8). Serão encaminhadas à sanção do prefeito as seguintes propostas:
placas indicativas de sinalização de trânsito bilíngues em vias e principais acessos; afixação obrigatória nos locais e condições que estabelece, da lista de medicamentos disponíveis para a entrega na rede pública municipal de saúde; e o uso de giz antialérgico nas escolas da rede municipal de ensino.

O vereador Eduardo Barreto (PCdoB) defendeu a colocação de placas bilíngues em função da proximidade da Copa do Mundo que trará muitos estrangeiros ao município. “Precisamos oferecer um pouco mais de informação aos estrangeiros”, justificou Barreto.

Dois projetos e um veto constantes da Ordem do Dia não foram votados por falta de parecer. No Grande Expediente foram deliberados os 12 itens, sendo cinco requerimentos e sete projetos. Cinco propostas que serão encaminhas às comissões técnicas permanentes são de autoria do vereador Toninho Magalhães (PTC), uma do vereador Lamé (PTdoB) e uma do professor Samuel Vasconcelos (PT).

Durante a sessão, o vereador Edmilson Americano (PHS) comemorou a implementação do programa da Prefeitura Leite em Casa, de distribuição de leite para crianças da rede pública de educação. Autor da lei que deu origem ao programa, Americano criticou a mudança do nome (Leve Leite) para o termo adotado pelo município. “Mesmo com a mudança do nome, estou muito feliz, pois estou vendo um projeto de minha autoria transformado em lei, que beneficiará muitas crianças”, disse.

A vereadora Marisa de Sá (PT) lembrou os sete anos a Lei Maria da Penha, completados nesta quinta. A petista falou que a violência doméstica contra a mulher ainda é a maior dificuldade enfrentada pela maioria. Segundo ela, quatro mulheres são agredidas por hora e muitas são vítimas de homicídio. Marisa informou também que a cidade possui apenas uma Delegacia da Mulher que funciona até as 17h, contra as 19 necessárias. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece uma unidade para cada 70 mil habitantes, informou.

Posso ajudar?