O atual presidente da Santa Casa, Sergio Luiz Avena, destacou que a sessão foi um momento importante para relembrar que a entidade foi pioneira em filantropia no município. “Vejo com muita alegria e satisfação essa homenagem e espero que a Santa Casa exista por muito mais tempo prestando serviços ao município de Guarulhos”, destacou Avena.
O vereador Laércio Sandes disse que a passagem dos 70 anos da entidade não deve ficar apenas na homenagem, mas ser um ponto de partida para que colabore mais ainda com a cidade. “Guarulhos deveria ter como exemplo a Santa Casa de São Paulo, que é referência em atendimento em diversas áreas, servindo inclusive nosso município”, ressaltou.
Primo Poli, que foi presidente por 14 anos, afirmou que a Santa Casa tinha uma importância muito maior na década de 1980, com atendimento médico de diversas especialidades. Segundo o ex-vice presidente, Antônio Veronezi, a entidade chegou a atender de 50 a 60 mil pessoas por mês.
Em 1994 devido a dificuldades financeiras, a entidade teve sua atividade hospitalar fechada. A Santa Casa de Misericórdia de Guarulhos atualmente funciona como um ambulatório de idosos. Atende cerca de 120 pessoas, na maioria senhoras, com meta de realizar 3500 atendimentos em 2013. A entidade oferece atendimento médico, psicológico, fisioterapia, atividades físicas, sociais e recreativas. O atendimento exclusivo para idosos é realizado desde o ano de 2000.