A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou na noite desta segunda-feira (14), na Câmara de Guarulhos, audiência pública para discutir o orçamento estadual para 2014. A reunião teve por objetivo incentivar os vereadores e a população local a darem sugestões para as emendas parlamentares de interesse do município de Guarulhos. Ao final do evento, o público presente elegeu como prioritários, nesta ordem, projetos ligados ao transporte, à educação, à saúde e à segurança pública.
Por meio das emendas, as propostas encaminhadas ao Poder Executivo podem ser melhoradas, buscando garantir para o Município recursos públicos de acordo com as demandas da população, nas mais diversas áreas. À audiência, iniciativa da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, estiveram presentes os deputados estaduais Osvaldo Verginio (PSD), que presidiu os trabalhos; Alencar Santana, Enio Tatto e Gerson Bittencourt, todos petistas; e o assessor técnico da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Maurício Hoffmann, além do vereador Laércio Sandes (PMN), que representou o Poder Legislativo da região do Alto Tietê.
Na plateia, cerca de 70 munícipes prestigiaram o encontro, boa parte formada por integrantes do movimento Guarulhos Quer Metrô. Esta, aliás, foi a principal reivindicação dos munícipes, que iniciaram os debates, como Pedro Gomes, vice-presidente do Centro do Trabalhador Paulo Canarinho. “Guarulhos não tem um transporte público de acordo com sua grandeza, planejar um metrô que vá somente até o Shopping Internacional não atende nossas expectativas”, reclamou. Outros pedidos dos moradores da Cidade diziam respeito à valorização do servidor público, ao aumento da oferta de moradia para a população de baixa renda e à instalação de uma universidade pública estadual.
Outros assuntos também foram mencionados pelos vereadores da casa presentes. Paulo Sergio Rodrigues Alves (PR), por exemplo, falou sobre a necessidade de mais creches na cidade, entre as necessidades; Laércio Pereira (PT) reclamou por mais investimentos em segurança pública, Laércio Sandes pediu mais atenção aos servidores do Judiciário e a ampliação dos serviços e instalações do Instituto Médico Legal.
Os presentes à audiência puderam votar nas áreas que consideram mais pertinentes para a aplicação de investimentos do Governo do Estado para o orçamento de 2014. A área de transporte teve 72 votos; Educação, 58 votos; Saúde, 51 votos; e Segurança Pública, 46