O encontro aconteceu no gabinete do Ministro dos Transportes, César Borges, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 23, e contou ainda com as presenças do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Jorge Fraxe, e do secretário estadual de Logística e Transportes de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho.
Os acordos possibilitam o repasse de R$ 134 milhões para a realização de projetos e melhorias na hidrovia, como parte do montante de R$ 1,5 bilhão previsto no protocolo de intenções assinado entre o governo federal e o governo do Estado de São Paulo em 2011. No pacote de investimentos, R$ 900 milhões são provenientes da União, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), e R$ 600 milhões serão investidos pelo Palácio dos Bandeirantes. "Dentro do princípio do produtivismo, em que defendemos que o desenvolvimento de um país será obtido a partir do momento em que conseguirmos produzir mais, melhor e mais barato, investimentos em hidrovias, que garantirão o escoamento da produção, são muito bem vindos", declarou Carlos Roberto.
Obras – Os investimentos visam a eliminar gargalos e permitirão movimentar cerca de 11,5 milhões de toneladas de cargas para a hidrovia, o que representa o dobro da movimentação de hoje, que é de 6 milhões de toneladas. Além disto, o aumento no uso da hidrovia irá gerar, por consequência, menor emissão de poluentes e redução no número de acidentes em rodovias. Os documentos assinados preveem obras no Canal do Anhembi; ampliação do vão da ponte ferroviária Ayrosa Galvão; execução das obras de dragagens para desassoreamento do canal de navegação, no trecho entre o quilômetro 72 e o quilômetro 89 do reservatório de Barra Bonita; execução das obras do atracadouro de espera da eclusa de Bariri; proteção de pilar na ponte SP-595 e dragagem do Canal sob a ponte SP-425.
Projeto Hidrovia Tietê-Paraná – O protocolo de Intenções assinado no dia 13 de setembro de 2011, em Araçatuba (SP), que contempla investimentos em obras na hidrovia Tietê-Paraná, administrada pelo Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH), abrange a extensão da navegação nos rios Tietê e Piracicaba e implantação de terminais na hidrovia. Além disso, estão previstas a construção da barragem de Santa Maria da Serra, que permitirá ampliar a navegação em 55 km até o distrito de Artemis, em Piracicaba, e os projetos de engenharia para ampliar a extensão navegável em mais 200 quilômetros, entre Anhembi e Salto. Neste trecho, dentro do presente programa, será construída uma barragem, com eclusa, no município de Anhembi, que possibilitará a passagem das embarcações até Conchas.