Política

Comissão cobra mais segurança aos condutores de vans escolares

Na Secretaria de Segurança Pública, o vereador Toninho Magalhães (PTC) e representantes da categoria pediram ações do Poder Executivo.

  A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Guarulhos realizou mais uma visita para cobrar ações do Poder Público com relação à segurança aos condutores de vans escolares. Nesta quarta-feira (30), foi realizada uma visita na Secretaria Municipal de Segurança Pública. O vereador Toninho Magalhães (PTC) acompanhou os representantes da categoria na reunião com o comandante e o subcomandante da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, Luiz Carlos Barreto e Francisco Borotta, respectivamente.

O vereador Toninho Magalhães destacou que esta reunião foi para pedir que a Secretaria de Segurança Pública faça vistorias em locais de desmanches e ferros velhos para saber se há irregularidades, pois há suspeita de que parte dos veículos seja destinada a esses locais para vendas de peças. Além disso, a Comissão de Segurança Pública quer garantir a redução dos casos de violência contra a categoria. “Esses trabalhadores levam para a escola nosso maior patrimônio, as nossas crianças”, ressaltou o vereador. 

Segundo o presidente da Cooperativa de Transportes e Fretamento Escolar Coletivo, Cargas e Similares, Edson Jesus, foram mais de 30 vans furtadas nos últimos seis meses em Guarulhos. “Nos primeiros casos, os carros estavam parados. Nos seguintes, os condutores sofreram sequestros. Temos medo que os próximos tenham consequências mais graves. Agora a polícia está desacreditada pela categoria de condutores”, afirmou Edson.

Durante a reunião, a condutora de van escolar Normeide Costa Santos relatou que este mês sofreu um assalto seguido de sequestro na porta da sua casa na Vila Barros. “Estava saindo para trabalhar às 6 horas da manhã quando os assaltantes me abordaram e me levaram junto. Depois me deixaram em um matagal distante. Levaram meu carro, que era o meu ganha pão”, contou Normeide bastante emocionada.

De acordo com o comandante Barreto, a Secretaria de Segurança Pública verificará as condições de funcionamento dos estabelecimentos de desmanches. O trabalho será realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), e aberto para os condutores interessados em participar. Ele esclareceu que serão verificadas condições de licenças de funcionamento e alvarás.

O subcomandante Francisco Borotta orientou que os condutores tenham os contatos da Polícia Civil, Polícia Rodoviária e Guarda Civil para que em situações de emergência possam acionar todas as partes. “O ideal é que tenhamos um trabalho para que os furtos não aconteçam, mas se acontecerem, é mais fácil recuperar o veículo se a polícia for avisada rapidamente”, afirmou. Também solicitou as cópias dos boletins de ocorrências para que seja traçado um perfil dos furtos às vans escolares.

Próximos passos

Ao final do encontro, o comandante Barreto sugeriu agendar uma reunião para integrar todas as áreas competentes como forma de buscar soluções práticas ao caso. Com data a ser definida, a reunião contará com representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Câmara Municipal de Guarulhos.

Desde o mês de abril, quando os condutores apresentaram os problemas com segurança na Câmara, a Comissão de Segurança Pública vem acompanhando os casos de furtos e oferecido apoio à categoria. Ao longo do ano, foram realizadas diversas reuniões envolvendo autoridades da Delegacia Seccional do Município, do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 7 (CPA/M-7) e órgãos municipais. “Da nossa parte vamos continuar cobrando ações das autoridades”, disse o vereador Toninho Magalhães.

Posso ajudar?