A Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara Municipal deverá realizar, no próximo dia 19 de março, uma visita técnica ao Ponto de Cultura Jardim Vermelhão. O objetivo é conferir de que forma a entidade está utilizando os recursos oriundos de um convênio no qual recebeu cerca de R$ 2,5 milhões do Ministério da Cultura, com intermediação da Secretaria de Cultura guarulhense. O montante corresponde ao aporte financeiro assinado em 2012 para oferecer à comunidade cursos e atividades, como aulas de informática. “Estive no local recentemente e verifiquei que havia computadores amontoados em uma sala e as atividades que em princípio seriam oferecidas no local inexistiam”, afirmou o vereador Prof. Rômulo Ornelas (PT), presidente da Comissão.
O fato motivou também a elaboração de um Requerimento a ser enviado à Prefeitura solicitando informações sobre os serviços oferecidos pelo ponto de cultura em 2013 e 2014. Durante a reunião semanal da Comissão, que conta ainda com os vereadores prof. Jesus (PDT) e Gilvan Passos (PSDB), realizada nesta quinta-feira (13), também foi discutida a produção de outro memorando ao Executivo, desta vez sobre a falta de água recorrente em 2014 em uma escola pública localizada na Estrada dos Veigas. Os vereadores atendem a uma denúncia do vereador Geraldo Celestino (PSDB).
Durante o encontro, foram deliberados ainda três projetos de Lei: o PL 3487/2013, de autoria do vereador Daniel Soares, sobre a acessibilidade nas academias para pessoas com nanismo, recebeu parecer favorável; o PL 801/2013, assinado pelo vereador João Dárcio (PTN), sobre criação de programa de multiplicadoras de conscientização e prevenção antidrogas/mães do bem, recebeu parecer favorável; e o PL 3087/2013, de Toninho Magalhães Filho (PTC), sobre Programa Bolsa Creche com apoio mensal com recursos financeiros às mães que tenham filhos em idade de educação infantil, recebeu parecer contrário.