Ao longo da gravação, os convidados relatam os comportamentos dos autistas e discutem sobre o projeto de autoria do vereador Laércio Sandes (PMN), que se tornou lei, referente à inclusão do Dia Mundial da Conscientização do Autismo no calendário oficial de eventos do município de Guarulhos.
Segundo o médico psiquiatra, prejuízos na comunicação, comportamentos repetitivos, problemas de socialização, formam o tripé para o diagnóstico do transtorno. “o autismo geralmente é diagnosticado durante os três primeiros anos de vida”, diz.
Sobre o convívio com um autista, a presidente da ONG relata que o maior problema a ser enfrentado é a aceitação da própria família. “O índice de abandono das famílias pelos maridos é muito grande”. Marina ainda reforça que a ONG orienta as famílias sobre como educar um filho com autismo. Segundo ela, “dar valor às pequenas coisas que o seu filho autista faz é um dos melhores tratamentos para o transtorno”.
Quando questionados sobre os locais de tratamento em Guarulhos, Daniel afirma que existem poucos centros especializados para o tratamento do transtorno. Segundo o doutor, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPSII – Recriar), localizado na Rua Michael Andreas Kratz, nº 22, no bairro Macedo, em Guarulhos, fornece um suporte para as necessidades das crianças com o transtorno.
O vereador Dr. Laércio Sandes destaca: “O poder público, como um todo, deve vestir a camisa e lutar por essa causa”.
O programa Câmara em Pauta vai ao ar às sextas-feiras, a partir das 13h45, pela TV Câmara. Acompanhe-o pela NET (canais 7 analógico e 98 digital), pelo site www.camaraguarulhos.sp.gov.br e pela rede social, www.facebook.com/camaraguarulhos.