Dez vereadores dos 34 que compõem a Câmara Municipal de Guarulhos disputarão as eleições de 5 de outubro para deputado estadual ou federal. Mas apenas um deles – Heleno Metalúrgico (PDT) – solicitou licença não remunerada para se dedicar à campanha. O GuarulhosWeb vem acompanhando as sessões desde o início das campanhas nas ruas e já detectou vários parlamentares candidatos apenas registram permanência na Casa e deixam o Legislativo Municipal em seguida.
A iniciativa em se afastar do cargo que dispõe no Legislativo foi do vereador Heleno Metalúrgico (PDT), que anunciou o seu licenciamento na seção realizada no dia 05 deste mês. Já os demais vereadores optaram por conciliar o cargo público atual com a campanha, porém, a ausência ou permanência dos mesmos durante as seções vem sendo constatadas.
Nesta quinta-feira, 14, o GuarulhosWeb não encontrou no plenário durante a sessão os vereadores Elmer Japonês (PSC) e Paulo Sérgio (PR). Dona Maria (PT) e Lamé (PTdoB) estiveram mas saíram em seguida. Estiveram presentes durante a maior parte dos trabalhos legislativos os parlamentares Auriel Brito (PT), Eduardo Soltur (PSD), Geraldo Celestino (PSDB), Gileno (PSL) e Guti (PV).
"Estava em atendimento no gabinete. No próximo mês vou solicitar o meu licenciamento do (Poder) Legislativo para me dedicar a campanha, que no meu entendimento ainda não começou, e deve ser aquecida apenas no início de setembro", afirmou Elmer Japonês (PSC), por telefone ao GuarulhosWeb. Ele concorre a uma das cadeiras no Congresso Nacional.
Já o vereador Lamé (PTdoB), que busca um lugar na Assembleia Legislativa, afirmou também por telefone, que desde o início de sua campanha mantém presença constante nas sessões do plenário. No entanto, ele só fica por poucos minutos.
"Tenho marcado presença em todas as sessões. Em nenhum momento deixei de faltar com o meu compromisso no Legislativo. Estamos verificando a possibilidade de solicitar o nosso afastamento para nos dedicarmos somente a campanha eleitoral", disse Lamé.
Os vereadores que não se licenciam do cargo, mesmo disputando outro cargo legislativo, continuam recebendo rigorosamente os seus vencimentos da Câmara Municipal.