Política

Candidato a deputado federal, Guti quer atenção a educação e infraestrutura

Vereador em seu segundo mandato, Gustavo Henric Costa, 28 anos, conhecido como Guti (PV), sai pela primeira vez como candidato a deputado federal. Ele defende maiores investimentos para a educação e infraestrutura viária para Guarulhos, caso seja eleito para ocupar uma das cadeiras no Congresso Nacional.
 
O jovem parlamentar apresenta como uma de suas bandeiras a inserção do ensino integral para crianças e jovens matriculados na rede pública. “Não é uma idéia minha, até porque isso já é prática na Europa e nos Estados Unidos. Quero defender muito esse projeto para que possamos manter as crianças afastadas da zona de risco e serem adotadas por traficantes e bandidos. A criança tem que está dentro dos muros da escola e ocupar o seu tempo com aprendizados que possam servir de instrumentos para condução de suas vidas”, ressaltou.
 
Guti também aponta como parte do seu projeto, caso eleito, a criação de alternativas para que a cidade possa ser abastecida com seus próprios recursos hídricos. Atualmente Guarulhos compra 87% da água que consome da Sabesp, que atende a cidade pelos sistemas Alto Tietê e Cantareira. “Precisamos demais ter o nosso próprio recurso hídrico, até porque temos bacias enormes em condições de nos abastecer. Nós ficamos a mercê de São Paulo e isso é inadmissível para uma cidade com o nosso porte não conseguir se abastecer sozinha e depender de outro município”.
 
Mais faculdades de medicina e fora o Mais Médicos
O representante do Partido Verde acredita que o país e, principalmente, as cidades com número superior a 500 mil habitantes reúnem capacidade estrutural para abrigar estruturas educacionais voltadas para a medicina. Seria uma forma de aumentar o número de profissionais brasileiros formados e evitaria a contratação de estrangeiros, como ocorreu com o programa Mais Médicos, do Governo Federal.
 
“Existem no Brasil 45 municípios com mais de 500 mil habitantes. Cada um deles tem que ter uma faculdade pública de medicina, até porque acredito ser imoral importarmos médicos de outros países. Eles não falam o nosso idioma e muito menos conhecem nossas doenças”, declarou.
 
Faltam investimentos em Guarulhos 
O candidato destacou a necessidade de haver investimentos locais em infraestrutura urbana, principalmente, pelo crescimento populacional registrado em Guarulhos nos últimos anos. Mas também demonstra intensa preocupação com a estagnação de serviços públicos para que ocorram as benfeitorias.
 
“Estamos crescendo de forma desordenada pela falta de infraestrutura. Estão sendo construídos prédios por toda cidade e a malha viária é a mesma dos últimos três anos. Chegaram cerca de 150 mil habitantes neste período e não mudou uma rua. Isso deixa a nossa infraestrutura caótica”, disse.
 

Posso ajudar?