Política

Secretaria da Saúde presta contas na Câmara

  O secretário da Saúde Carlos Derman apresentou a prestação de contas do segundo quadrimestre de sua Pasta para os vereadores e munícipes nesta segunda-feira (22) no Plenário da Câmara de Guarulhos. Participaram da audiência pública os parlamentares Dr. Alexandre Dentista (PSDC) e Toninho da Farmácia (PRP), presidente e membro, respectivamente, da Comissão de Saúde da Casa.
 
Silvio Jorge de Oliveira, diretor administrativo financeiro da Secretaria da Saúde, apresentou as receitas provenientes do próprio município e dos governos estadual e federal. Ele também mostrou as despesas da Secretaria e afirmou que, do início do ano até 31 de agosto, a Secretaria empenhou cerca de R$672 milhões na saúde da cidade.
 
Ainda de acordo com a apresentação, os investimentos estão, em geral, distribuídos em quatro programas: de aperfeiçoamento da gestão do Sistema Único de Saúde; melhoria da atenção básica em saúde; ampliação e melhoria da média e alta complexidade e especialidades médicas; e vigilância em saúde.
 
Carlos Derman chamou a atenção para a queda do número de atendimentos de internações por parte dos hospitais estaduais. De acordo com o secretário, o mesmo fato acontece com a produção ambulatorial.
 
Toninho da Farmácia fez questionamentos sobre a falta de remédios na cidade e sugeriu a possibilidade da Secretaria criar uma farmácia de manipulação. O secretário explicou que a situação dos medicamentos está sendo regularizada e disse que também há casos que médicos fazem a prescrição de medicamentos que não estão na lista da Secretaria. Derman disse que iria estudar a possibilidade da farmácia de manipulação levantada pelo vereador.
 
Dr. Alexandre Dentista perguntou sobre a instalação de um hospital de oncologia na cidade e também sobre a situação do Hospital Stella Maris. Sobre o hospital de oncologia, o secretário afirmou que é necessário cobrar e conversar com o governo do Estado. Já em relação ao Hospital Stella Maris, Carlos Derman explicou que a Prefeitura tem feito de tudo para ajudar e que indicou a instituição para ser o hospital escola da futura faculdade de medicina de Guarulhos.
 

Posso ajudar?