Política

ANÁLISE – Desprezo por candidatos locais derruba representatividade de Guarulhos

Apesar de Guarulhos contar com 37 candidatos a deputado federal e a estadual nas eleições deste domingo, as chances do segundo maior colégio eleitoral do Estado (com 868.254 pessoas aptas a votar) aumentar sua representatividade nas duas casas de Lei são baixas. Em 2010, o município conseguiu fazer apenas um deputado federal (Janete Pietá) e um estadual (Alencar Santana), ambos do PT. 
 
O empresário Carlos Roberto (PSDB) exerceu quase dois anos de mandato na Câmara Federal, mas como suplente. Dois outros candidatos, que até se apresentaram como representantes da cidade, conseguiram se eleger mas com baixíssima votação por aqui. Eli Correia Filho e Jorge Tadeu, os dois do DEM, conquistaram cadeiras como deputados federais. 
 
Uma análise sobre os números de 2010 dá algumas pistas sobre o que pode ocorrer neste domingo, apesar do quadro político atual ser diferente neste momento. Há que se considerar também que os candidatos da cidade sofrem forte concorrência de nomes de fora, que – por meio de campanhas massivas na mídia – conquistam votos de guarulhenses. Nas eleições passadas, o campeão de votos no Brasil, o deputado federal Tiririca (PR), com quase 50 mil votos só em Guarulhos, foi o terceiro mais votado no município, ficando atrás apenas de Janete e de Carlos Roberto (PSDB). 
 
 
Leia Também:
 
 
 
 
 
 
 
 

Posso ajudar?