Política

ANÁLISE – Petistas enfrentam concorrência interna

Alencar Santana foi o candidato de Guarulhos que mais votos obteve em 2010 em Guarulhos. Ele se elegeu pela primeira vez como deputado estadual com 154.272 votos, sendo que 118.871 angariados dentro do município. Já Janete, que teve um total de 144.529, conquistou 117.235 em Guarulhos. Ou seja, apesar dos votos obtidos fora, somente aqueles somados na cidade seriam suficientes para suas eleições. 
 
Hoje a situação é outra. Apesar dos dois contarem com o apoio do prefeito Sebastião Almeida (PT) e da máquina administrativa municipal, eles têm a concorrência de mais candidatos do próprio partido dentro da cidade. O vereador Auriel Brito busca uma cadeira na Assembleia Legislativa com uma campanha bastante agressiva justamente nas bases em que Alencar se saiu mais vitorioso em 2010. Janete, por sua vez, encontra a concorrência da também parlamentar municipal em suplência, Dona Maria, que tenta um lugar na Câmara Federal.  O presidente da Câmara, Eduardo Soltur (PSD), também pode tirar votos de Janete já que transita no mesmo eleitorado.
 
Analistas políticos apontam que o desgaste do PT em nível federal, devido aos escândalos de corrupção e prisões de líderes no caso Mensalão, pode concorrer para que o partido perca representação tanto na Câmara Federal como na Assembleia Legislativa. Desta forma, o partido pode ter um número menor de cadeiras, o que fará com que candidatos bem votados fiquem de fora.
 
 

 

Posso ajudar?