Política

Para cientista político, candidatos locais precisam criar identidade com a cidade

Diante da pouca representatividade política conquistada por Guarulhos em âmbito estadual e nacional, o cientista político Marcos Silva acredita que este cenário se dá por conta da falta de identificação dos postulantes com o município. Desta maneira ocorre a opção dos guarulhenses por candidatos de outras regiões.
 
"Primeiramente a melhor forma de conquistar o eleitorado, principalmente o da sua região de atuação, é respeitar a lei eleitoral. Em segundo, é necessário que os candidatos se firmem como tal para que ganhem o respeito dos eleitores da cidade e tenham credibilidade", ressaltou o cientista político.
 
Marcos Silva também criticou o método utilizado pelos candidatos para convencerem os eleitores, além da conduta dos partidos e a formação das alianças políticas que podem deixar as necessidades da população em segundo plano. De acordo com ele, os populares nestas condições estão propensos a ficarem reféns deste tipo de política adotada.
 
"Por que o metrô na cidade só chegou apenas em 2014? É preciso ter maior vigilância dos partidos, principalmente, na montagem desses vínculos com outras cidades. Por isso que muitos candidatos vem buscar votos aqui. Falta realmente muita identidade com a população que fica sempre a reboque", declarou Silva.
 
No entanto, ele aponta que a alternância nos Poderes seria uma das soluções para que pudesse modificar este cenário político atual no município. Marcos também ressaltou a participação efetiva dos jovens na política e sua conduta neste processo democrático.
 
"Se pegarmos as últimas eleições podemos chegar a conclusão que são os mesmos vereadores eleitos, porém, a responsabilidade por eleger é dos eleitores. É preciso também que a juventude atue de forma partidária e com mais rigor dentro do processo político", encerrou.
 

Posso ajudar?