Política

Secretaria da Educação foca em projetos de maior qualidade social

     A previsão orçamentária para 2015 da Prefeitura de Guarulhos para a Secretaria de Educação é da ordem de R$ 857.100.065,00. O montante deve ser suficiente para, além dos gastos com funcionários e com custeio, construir mais 27 escolas e 20 CEUs, além de reformar quadras, alugar 40 vans adaptadas e incorporar definitivamente a tecnologia da informação na rede de equipamentos, entre outras ações. Este é o planejamento informado pelo vereador licenciado e secretário municipal de Educação Moacir de Souza, que esteve na sexta-feira (28) na Câmara em audiência pública referente à Lei Orçamentária Anual para o próximo ano.
 
De acordo com Moacir de Souza, restam do orçamento 10% para investimentos. Alguns projetos se encontram em andamento, ou seja, em fase de construção, como 27 escolas e 13 CEUs. “Temos 138 escolas e os novos equipamentos vão nos ajudar a dar um respiro para a demanda existente”, explicou o secretário. Sobre as vans adaptadas, elas visam atender crianças com necessidades especiais e que têm dificuldade em ir e voltar da escola. “A licitação está em andamento, além disso, vamos oferecer agentes de apoio em sala de aula aos professores que lidam com essas crianças com forme a necessidade”, acrescentou.
 
Em relação às novas tecnologias, todas as unidades devem estar conectadas por fibra ótima, o que facilitará a comunicação entre as atuais 138 escolas mais os CEUs. As escolas também terão acesso à internet sem fio, permitindo também ao professor utilizar a informática para preparar suas aulas. O objetivo da Secretaria é tornar as aulas mais dinâmicas, uma vez que as crianças estão familiarizadas com as novas tecnologias. “As escolas receberão um kit tecnológico, com projetor, tela e equipamentos de áudio, e os professores terão um notebook individual para produzir seus trabalhos, oferecer uma aula mais dinâmica e participar de processos de formação à distância”, descreveu Moacir de Souza.
 
O transporte escolar convencional, entrega de uniforme e material escolar, apoio aos conselhos de Educação, os convênios do Mova e apoio financeiro às escolas também estão na lista da Secretaria. “Vamos aumentar em 70% as vagas em creches, também dentro do nosso propósito de oferecer mais qualidade social na Educação”, definiu.

Posso ajudar?