A cidade de Maricá, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, virou notícia no final de dezembro passado ao instituir a tarifa zero no transporte público municipal. O benefício atende seus 143 mil habitantes 24 horas por dia. A viabilidade de implantar este sistema em outras cidades, como Guarulhos, é o tema da 73ª edição do programa Câmara em Pauta que será exibida pela TV Câmara Guarulhos na próxima sexta-feira, 6 de fevereiro.
Um dos convidados do programa, gravado nesta terça-feira (28), é Lúcio Gregori, ex-secretário municipal dos Transportes de São Paulo, na gestão da prefeita Luíza Erundina. Foi ele quem idealizou, em 1990, o projeto da tarifa zero nos ônibus paulistanos, estendendo ao transporte público a universalidade e a gratuidade oferecidas na Saúde e na Educação, por exemplo. “A reforma tributária, especialmente o reajuste do IPTU, seria um dos financiadores do sistema”, explicou Gregori. “Mas o interesse das empresas de ônibus falou mais alto e os vereadores sequer colocaram o projeto de Lei em votação”, lamentou.
Representante do Fórum de Luta pelo Transporte Público de Guarulhos, Maxwell Leandro das Chagas, descreveu as evoluções do movimento que batalha pela gratuidade universal no transporte público do Município. “Reconhecemos que nos últimos anos houve avanços, com gratuidade ou meia-tarifa para camadas da população, como estudantes e idosos, mas acreditamos que há possibilidade de muito mais avanços e a extensão do benefício é viável”, declarou o convidado. “Queremos chegar à tarifa zero para todos 24 horas por dia, com a instituição de uma empresa pública de transporte, e disso não vamos abrir mão”, declarou.
Como representante do poder público municipal, Wagner Hosokawa, coordenador da Juventude, falou da realização de uma reunião ainda no final de janeiro deste ano na qual a Secretaria Municipal de Transportes apresentaria dados sobre o custo do serviço, justificativa das tarifas, gratuidade e outros benefícios. “Existe a vontade de se criarem mais vantagens à população, mas ainda não trabalhamos a curto prazo com a ideia da tarifa zero universal”, explicou Hosokawa. “De qualquer forma, estamos falando de estudos e projetos que queremos discutir com a população, inclusive em audiências públicas”, acrescentou.
O programa Câmara em Pauta vai ao ar às sextas-feiras, após o Jornal da Câmara. Acompanhe-o pela NET (canais 7 analógico e 98 digital), pelo site www.camaraguarulhos.sp.gov.br e pelas redes sociais da Câmara: www.facebook.com/camaraguarulhos e twitter.com/camaraguarulhos.