Política

Brinquinho se declara contra a gratuidade no transporte público

Nos últimos dias, em diversos locais do País, inclusive Guarulhos, movimentos populares protestaram com propósito de reivindicar mudanças na gestão do sistema de transporte público. No entanto, o vereador Maurício Brinquinho (PT) se declarou contra a gratuidade em qualquer gênero e apontou aspectos que podem impactar diretamente na prestação deste serviço, além de propor melhorias para o modelo atual.
 
"Alguém vai ter que pagar a conta! Não existe gratuidade no transporte público. E quem vai pagar é o passageiro, até por que as empresas terão de reduzir custos e até o seu quadro de funcionários. Então não é viável as gratuidades. O modelo do transporte público precisa ser repensado e revisto", declarou o parlamentar Maurício Brinquinho.
 
O petista ressaltou que os investimentos no transporte público pode possibilitar a melhoria no trânsito que assola as grandes cidades. Brinquinho também enfatizou a valorização dos profissionais que atuam na categoria e falou sobre possíveis alternativas para qualificar o serviço e atrair a população para que desfrutem desta opção de transporte. 
 
"É preciso investir na qualidade do transporte público para que o número de veículos na rua sejam reduzidos, isso por que mesmo a prestação de serviço pertencer ao Governo (Municipal), as empresas são da iniciativa privada. O ônibus precisa ser a prioridade, inclusive investir nas faixas de ônibus e na valorização do profissional, principalmente, o cobrador que querem extinguir", explicou.
 
Durante o recesso parlamentar, o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Samuel Vasconcelos (PT), protocolou na Casa de Lei Projeto de Lei que prevê a isenção na cobrança da tarifa para professores e alunos da Rede Municipal de Ensino. Já o Movimento Passe Livre quer que as tarifas do serviço público de transporte sejam gratuitas.

Posso ajudar?