Na condição de vereador, sempre me preocupei com o fato de participar de sessões com pauta rica, mas com o plenário vazio. Eu acredito que o munícipe deve participar dos debates da Câmara, dar sua opinião, falar dos problemas de sua comunidade, criticar ou apoiar projetos de Lei. Por isso, em conversa com outros vereadores e diretores da Câmara, principalmente com o secretário de Assuntos Institucionais da Câmara Sergio Luiz Deboni, tivemos a ideia de propor o projeto de Resolução da Câmara Itinerante.
O objetivo é promover, inicialmente a cada três meses, uma Sessão Ordinária em um bairro diferente de Guarulhos. Ajudaria as pessoas que vivem ou trabalham longe do Centro e gostariam de assistir ou participar de sessões da Câmara. Ao mesmo tempo, permitira aos vereadores maior contato com a população.
Poderia ser em um CEU ou em um teatro, por exemplo, desde que seja um lugar que comportasse os vereadores, assessores e o público interessado. O formato seria o mesmo ao de uma sessão convencional, com todos os ritos regimentais. Durante os 30 minutos da Tribuna Livre, três munícipes poderiam se inscrever e se manifestar. Após os trabalhos, a população também poderia conversar com os vereadores.
Este dispositivo, que se trata de um projeto de Resolução, ainda precisa ser finalizado, discutido nas Comissões, deliberado e votado pelos parlamentares, antes de entrar em vigor, mas sou otimista em relação à sua aprovação. Temos tido um trabalho de convencimento junto aos demais vereadores. Com a população mais próxima do Legislativo, os debates devem ficar mais ricos ao mesmo tempo em que as pessoas passarão a reconhecer com mais precisão as reais funções dos vereadores.
Assim, otimista em relação à aprovação deste projeto, desde já convido as pessoas a participarem das sessões da Câmara e fazerem valer seu direito de participar da vida política da Cidade.